domingo, 22 de julho de 2012

Meu diário na Bolsa 1 - Empolgação e Ponderação.


Concluí dois cursos de aprendizado sobre a Bolsa de Valores. E como me surpreendi com o mercado financeiro. O tamanho dele, e as possibilidades que proporciona.

O foco maior dos cursos foi nas negociações em bolsa. Ações. Opções. Mercado a termo. Aluguel de ações. Futuros (boi, milho, etc.). Índices.

Uma imensa gama de possibilidades. Fiquei impressionado. Ao mesmo tempo, mantive os pés no chão.

Porque nem todo investimento está disponível - ou é recomendado - para qualquer tipo de investidor.

Por exemplo, quando se entra com pouco dinheiro no mercado, comprar ações é um risco muito grande, para obter pouco retorno. Isso porque você paga a taxa de corretagem para cada operação - que não fica abaixo dos R$10,00. 

Além de uma taxa de custódia mensal de R$6,90. Assim, sua rentabilidade com ações teria que ser superior a esses valores para valer a pena. O que não é tão simples assim num mercado tão volátil - que tende facilmente para cima ou para baixo.

Por outro lado, você pode começar com fundos ou títulos do tesouro direto. Uma boa opção para você fazer seu "colchão" de dinheiro, e no médio prazo, montar uma carteira de ações.

Os fundos são os mais diversos possíveis. Principalmente de bancos e outras instituições financeiras.

Entre os mais recomendados, estão os do banco BTG Pactual. O problema é o valor inicial de entrada, muito alto - na minha corretora, você entra com no mínimo 25 mil reais.

Há outros com boa rentabilidade também. O segredo é pesquisar, ter um corretor que conheça o mercado e que lhe aconselhe.

Em outro momento, vou dar algumas dicas de como você deve entrar nesse mundo dos investimentos, sem perder de vista seus objetivos. Acompanhem a Biblioteca do Masca e vocês verão.

Já adianto que tem alternativas para todos os gostos. 


1) Se você é muito conservador, há fundos de renda fixa, títulos do tesouro direto, CDBs, LCIs, entre outras.


2) Para o investidor moderado, vale experimentar os fundos multimercado, de ações ou imobiliários. Com a ajuda do corretor, dá até pra começar algumas análises em ações.

3) Os mais arrojados - e que tenham conhecimento e capital para investir - podem apostar em ações, opções, futuros, entre outros.

A grande oferta de produtos faz com que haja uma infinidade de estratégias. Vou falar um pouco sobre isso mais tarde também.

Esse é mais um post de empolgação. Porque eu admito: nenhum livro te dá a mesma experiência que conhecer o negócio na prática.

Então, vamos ao mercado? Pense nisso, e deixe seu comentário depois do bip, ok?

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário