quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como eu leio - enchi o saco do livro, paro no meio?


Esse post foi motivado pelo livro que estou lendo atualmente. Daqui a alguns dias, vocês saberão qual é. Perceberão pela minha irritação.

A gente escolhe um livro de negócios em cima do que nós pretendemos naquele momento. Por exemplo, quero investir na bolsa. Leio um livro sobre isso. O próximo, suponhamos, será sobre marketing digital. Porque quero melhorar a divulgação do blog. Ok.

Mas e quando o livro não encanta? Não atrai? Não surpreende? Pior, não apresenta direito os tópicos e conteúdos?

Talvez você não esteja pronto pra ele. Acontece. O autor pressupõe uma série de conhecimentos que você (ainda) não tem.

Ou você acredita que vai entender tudo, ao ver a capa. E cai do cavalo. Acontece também.

Imaginei que o meu caso fosse o segundo. Mas nem. Os caras é que fizeram um livro-resumo, pressupondo vários conceitos. E pior, sem explicar direito. Apenas apresentam os conteúdos. E resumidos.

Num assunto complexo como Bolsa de Valores, fazer isso, é um crime.

Por outro lado, não sou muito fã da conduta deles. De estimular o pensamento de extremo risco. Isso sem contar que mais parece que eles querem é vender o software relacionado ao livro.

Como se não bastasse, comprei dois livros que estão "me chamando", por assim dizer. Eles estarão nas próximas sessões "novas aquisições". Estou louco pra abandonar o "livro problema."

Mas eu vou terminar. Só porque faltam poucas páginas - umas 60. Mas podem esperar por esse texto aqui. Se quando a recomendação é boa, temos que falar, quando é ruim, cara, aí que é mais importante ainda.

Pra mim, opções não faltam. Só não quero engrossar minha lista de "títulos não-finalizados." Além de acreditar que ainda encontrarei conteúdos importantes nesse livro. Veremos.


E vocês? Já teriam deixado o livro de lado? Partiriam para outro? Opinem depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário