quinta-feira, 26 de julho de 2012

Livros dos amigos - Building Brand Identity.

Dessa vez a contribuição vem de minha ex-editora Luana Francischini. Jornalista com larga experiência na profissão, depois de uma experiência no exterior, trabalha hoje com comunicação corporativa.


Não encontramos versão em português para esse livro. Mesmo assim, vale ser lido. Veja a resenha dela abaixo.


Fonte: bizrate.com.

Como voce se define enquanto marca?

Essa pergunta, aparentemente simples, foi direcionada a nós, estudantes do curso de pós graduação em Marketing na UCLA Extension, pelo professor de Brand Management, Rober Liljenwall, cujo currículo inclui o gerenciamento da marca Disney.

Talvez por eu ser jornalista, aquela pergunta para mim soou muito mais complexa, afinal eu sempre busquei a verdade de forma objetiva, e muitas vezes a marca – ou a percepção dela – envolve conceitos muito mais subjetivos, e com os quais eu não estava acostumada a lidar.

E é aí que o livro recomendado pelo experiente professor, entitulado Building Brand Identity, se mostrou meu guia fiel para desbravar esses caminhos desconhecidos sobre a identificação, construção e gerenciamento de uma marca, conceitos essenciais para qualquer empresa, empreendedor e profissional que trabalhe com gestão, marketing ou comunicacao empresarial.

Logo no início do livro, o autor Lynn B. Upshaw sentencia: gerenciar uma marca é a arte de criar confiança (no caso, a confiança dos clientes e clientes em potencial no que o produto ou empresa diz ter a oferecer).

Entre as táticas usadas para dominar esta arte está saber escolher as palavras, imagens, ideias e associações ideais para que o consumidor tenha a percepção desejada da marca.

Alem disso, o autor explica detalhadamente como a criação e a remodelagem de uma marca envolvem o entendimento profundo do público alvo e do ambiente onde aquela marca será inserida.

Upshaw ainda reserva algumas páginas do livro para mostrar como é importante que os profissionais que trabalham para determinada marca compreendam o que esta marca representa, além do papel chave dos trabalhadores na construção ou manutenção daquela imagem para o mercado externo.

Com uma linguagem de fácil acesso até mesmo para aqueles que não possuam familiaridade com Marketing, Building Brand Identity transcorre sobre todos os aspectos que envolvem criação e gerenciamento de marca, como fidelidade, personalidade, qualidade, reconhecimento espontâneo etc.

Consequentemente, para novatos o livro representa uma reunião de conceitos fundamentais, seguida de reflexões práticas sobre o que Upshaw considera a arte da criação da confiança.

Para aqueles que já são mais experientes no assunto, o livro também pode ser considerado uma boa aquisição, já que o autor traz nas 368 páginas (versão em ingles) diversos exemplos de como marcas reagiram a determinadas realidades, além de refletir sobre situações hipotéticas que podem servir de inspiração para qualquer profissional.


Luana Francischini é jornalista, formada pela Universidade Federal da Bahia, com 10 anos de experiência em telejornalismo. Morou por dois anos e meio em Los Angeles, Califórnia, onde estudou Marketing na UCLA Extension, e trabalhou com comunicação Corporativa.

*****

E aí, gostaram? Para contatos profissionais, o Linkedin de Luana é esse aqui.

Aproveitem e deixem seus comentários depois do bip. 

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário