segunda-feira, 2 de julho de 2012

Do livro ao link - 7 formas de estimular sua criatividade.


Já li alguns livros sobre como surgem ideias. E de elas não serem "de nascença" ou "da pessoa". E o meio tem um papel importante, sim, na observação e obtenção dessas ideias.



Aí, a jornalista Talita Abrantes, da revista Exame, divulgou um texto bem legal em que pontua sete formas de ficar mais criativo.

O texto original está aqui. Alguns não são muito convencionais.Vou dar meus pitacos.

1. Vá para um café. De acordo com pesquisas, lugares barulhentos podem estimular suas ideias bem mais que outros silenciosos, onde nada acontece. O que não quer dizer que um show de pagode, ou carros com som alto, vão estimular suas ideias. É apenas colocar um pouco mais de barulho do que em uma biblioteca, por exemplo.

2. Fique bêbado (ou quase). Aqui é um efeito que pode falhar também. Ficar um pouco ébrio pode abrir sua cabeça para outras ideias. Por outro lado, cada vez que você ficar menos sóbrio, corre o risco de perder mais o foco. E o controle...

3. Divirta-se no Youtube. Os vídeos divertidos do maior site de compartilhamento da internet podem, além de gerar ideias e percepções diferentes, relaxar a pessoa. O primeiro passo para pensar em novas ideias. 

4. É uma pessoa noturna? Faça brainstorm de manhã. Há estudos que apontam que nossa criatividade aparece exatamente no período em que rendemos menos. Ou seja, se você trabalha muito durante o dia, experimente pensar em ideias diferentes a noite. Cuidado só pra não dormir, porque tendemos a estar mais relaxados também.

5. Faça amigos. De preferência, longe da área de atuação. Quanto mais experiências diferentes, melhor para a sua criatividade. Isso faz com que você ouça opiniões e situações diferentes. Que, muitas vezes, podem se parecer com as que você vive. E até as soluções podem encaixar.

6. More no exterior. Na mesma linha anterior, de conhecer pessoas, métodos e realidades diferentes. As sociedades mudam, as ideias e soluções para os problemas, também. 

7. Sonhe acordado. O popular "viajar" não é tão ruim, nem mesmo infantilidade. As vezes, numa dessas que você sonha acordado, relaxa e pode pensar de maneira diferente. Isso se uma ideia não vier junto com o sonho.

Lembro que o material original, da Talita Abrantes, está no link abaixo.


Quer comentar? Faça isso, depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário