quarta-feira, 18 de julho de 2012

Do livro ao link - Seis dicas sobre previdência privada.


Essa foi retirada do site da corretora de valores XP investimentos. Queira ou não, pensar em viver com o que o governo vai nos oferecer pelo INSS quando nos aposentarmos, é lutar para sobreviver.

Para garantir uma certa tranquilidade quando (e se) chegar a sua hora de parar de trabalhar, é preciso atenção na hora de escolher seu plano de previdência.

E nesse link aqui, você pode conferir algumas dessas dicas. Eu cito de lá os tópicos principais, e dou também uns pitacos sobre o assunto. 

Veja.

1. Evite começar muito tarde. O ideal de um investimento é dar a ele tempo para maturar, com depósitos constantes. Se você puder iniciar quinze anos antes, parece bom. 

Mas vinte ou trinta anos de acúmulos podem te garantir mais verba para o seu futuro. E não deixe de depositar tofo mês.

2. Não tenha medo do risco. Ainda que o mercado de ações esteja em baixa, ter rentabilidade pensando apenas na renda fixa para o seu plano pode fazer você perder excelentes oportunidades. 

Coloque uma parcela também em renda variável. Outra coisa: Quanto mais cedo começar, mais risco de perda você pode tolerar. Pense nisso.

3. Evite colocar tudo numa cesta só. Ao começar mais cedo, você pode também alocar seu dinheiro em outras formas de investimento. 

Fundos multimercado, títulos do tesouro, e até ações podem melhorar sua performance, e garantir um amanhã mais saudável pra você e sua família.

4. Prefere imóveis? Certo, mas estude e diversifique. É preciso ter conhecimento do mercado e de tudo que o cerca para investir em imóveis. Apesar dos riscos de inadimplência, eu considero uma boa forma de investimento, desde que você estude muito antes de começar. 

E pra que pensar somente nisso? Hoje até fundos imobiliários podem ser opções interessantes para alocar seu dinheiro.

Eu acrescento ainda dois tópico extra aqui.

5. Cuidado com taxas e impostos. Escolha certo a sua forma de tributação. Tanto o VGBL como o PGBL - os dois modelos de previdência privada - possuem modalidades de taxas que, ou caem com o passar dos anos, ou oferecem um porcentual fixo durante toda a aplicação. Escolha o que se adapta melhor a você, para não perder dinheiro.

Além disso, os bancos sempre cobram taxas de carregamento - um valor só pra manter seu dinheiro lá. Cheque as menores. E também nas seguradoras. Em corretoras especializadas, é possível se obter até mesmo taxa que chegue ao zero.

6. Saiba qual modalidade se adequa melhor às suas necessidades. O VGBL é mais voltado para quem faz a declaração simplificada do imposto de renda. Enquanto que o PGBL é para aqueles que já realizam a declaração completa, e pretendem deduzir uma parte do IR. 

Peça ajuda do seu corretor ou do gerente, e pesquise antes de começar seu plano.

Fundamental é ter um plano desses. Ou você vai confiar na previdência pública e esperar um salário mínimo - ou até menos - por mês pra viver depois dos 60 anos?

Quer mais informações sobre previdência privada? Acesse www.xpi.com.br

Aproveite e deixe seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário