quarta-feira, 25 de julho de 2012

Drops de Marketing - Perdi meu amor na balada. Hã?!


Depois da última notícia que li desse caso, não podia deixar de comentar...

Você viu os vídeos da campanha Perdi meu amor na balada? Foram três, publicados no Youtube, que contavam a história de Daniel.

Ele disse que se apaixonou por uma garota que conheceu numa casa noturna, mas perdeu o telefone da moça. Então, decidiu apelar no Youtube e no Facebook.

A coletividade, claro, cooperou. E fez de tudo para compartilhar a mensagem e curtir. Só que muita gente nem sabia que era um viral da Nokia para promover um novo celular.

Vários outros desconfiaram, e comentaram o caso nas redes. Quando a Nokia enfim revelou que se tratava de uma ação publicitária - já no terceiro vídeo - os problemas começaram.

O Estadão publicou notícia em que o Procon-SP identificou indícios de violação do Código de Defesa do Consumidor. E vai investigar o caso. Fala-se em multa de R$ 6,5 milhões. 


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - Conar - também abriu um processo ético, por ter recebido reclamações de dez consumidores, que se sentiram enganados. Em 30 dias deve haver uma sentença.

O caso pode servir de base para outros julgamentos, relacionados às discussões em redes sociais. 


Tudo isso porque a Nokia tentou inovar. Fazer uma campanha diferenciada nas redes. Mas não deixou claro que se tratava de um "informe publicitário".

As vezes, mesmo as propagandas institucionais, deixam aquela dúvida no ar. Por serem bem feitas, e só falarem da marca ao final. Mas falam.

Nesse caso, a Nokia tentou passar um pouco a fronteira. Claro que muita gente com treinamento pra isso ficaria no mínimo desconfiada. Mas outros tantos levaram a sério. E não podemos apenas considerá-los inexperientes.

Apesar de toda a situação, dá pra dizer que a campanha falhou? Teve um efeito reverso, claro. Os enganados chegaram ao Procon e ao Conar. O que gerou um buzz negativo.

Perdi meu amor na balada... Que viagem. A propósito, aqui estão dois dos vídeos. Primeiro, um que enganou muita gente...


Agora, o outro, onde a Nokia assume a campanha.


E duas paródias feitas na internet...



Até essas paródias ajudaram a viralizar ainda mais a coisa.

E você, o que achou? Inteligência? Tentativa de enganar o consumidor? Comente.

Depois do bip, sim?

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário