sexta-feira, 27 de julho de 2012

10 dicas para começar seus investimentos.

Quem acompanha o blog sabe que eu fiquei bastante interessado nos investimentos na Bovespa. Fundos, títulos, ações, opções. Muitas alternativas.

Mas antes mesmo de entrar nessa onda, fique ligado para alguns conselhos importantes. Principalmente para evitar perdas logo de cara.

1. Saiba onde está pisando. Não comece um investimento sem antes ter lido pelo menos um livro sobre o assunto. Se já tiver ido à corretora, não tenha vergonha ou medo de perguntar ao corretor sobre um determinado investimento. Ele está ali para tirar dúvidas e te ajudar a crescer.

2. Cuidado com "conselhos" de "amigos". Primeiro que todo mundo tem uma ideia do mercado de ações, títulos, etc. E muitos tem medo. Por terem experiências negativas com ele. Ou por ouvirem de outros "amigos". 

Se for ouvir alguém, pergunte ao menos se a pessoa tem um diploma universitário, já fez cursos ou investiu. E não tenha medo. Há opções mais seguras de investimento, e mais dinâmicas que a poupança.

3. Visite mais de uma corretora, antes de escolher a sua. As corretoras ganham dinheiro com a taxa de corretagem das aplicações, além de cursos e palestras que realizam para os clientes. Procure uma corretora com a qual você simpatize, ofereça taxas atrativas, e que forneça opções para você se educar.

E se seu corretor te deixar na mão quando você precisar, não pense duas vezes em pedir para trocá-lo. Ou até mudar de corretora.

4. Antes de colocar dinheiro numa corretora, tenha uma poupança. Nada de pegar o que você não tem para investir. 

Garanta de três a seis meses dos seus gastos médios antes de usar seu dinheiro para investimentos. Essa garantia pode ajudá-lo nas emergências, inclusive se suas operações na corretora não derem certo.

5. Defina objetivos para suas aplicações. Não adianta você simplesmente "largar" o dinheiro, sem pensar no destino que quer dar a ele. 

Quando você sabe para que você fez aquele investimento, fica mais motivado para manter aquela quantia aplicada. E aumentá-la com novos aportes. Independência financeira, trocar de carro, ou comprar um apartamento são alguns exemplos.

6. No começo, diversifique seus investimentos. Pelo menos no início, não deixe seu dinheiro em uma coisa só. Se for muito seguro, vai render pouco. Se for volátil demais, o risco de lhe quebrar é grande. 

Pense em balancear sua carteira, até adquirir conhecimento para investidas mais audaciosas e concentradas, que vão te trazer maiores ganhos.

7. Mantenha sua estratégia, e não saia dela de jeito nenhum. Especialistas apontam que investimentos como ações são 90% emocional e 10% estratégia. Para ter sucesso, você precisa equilibrar essa equação. 

Não deixe que suas emoções, nem as de pessoas próximas a você, influenciem nos rumos dos seus investimentos. 

8. Esteja preparado para perder dinheiro. Se você não consegue ver seu dinheiro ir pelo ralo, ainda que uma pequena parte, procure opções mais seguras. Mas saiba que vão te dar pouco retorno no médio prazo.

Aprenda a perder. Aceite algumas derrotas. Não sempre, é claro. Afinal, a lógica é perder pouco e ganhar muito no mercado. Se qualifique, estude o mercado.

9. O mercado não é um cassino. Não pense em entrar com o espírito de "jogar" com ações. Procure razões para realizar seus investimentos. 

Existem várias estratégias no mercado. "Achômetro", "estou com sorte" ou "dedão do pé que vibra na chuva" não estão entre elas. Fundamente suas decisões, e sempre consulte seu corretor antes de dar suas ordens de compra.

10. Coloque todos os valores na ponta do lápis. Calcule sempre quanto custa para você cada investimento. E não deixe de considerar todas as taxas envolvidas. Se necessário, peça ajuda ao seu corretor, para evitar surpresas.

Não esqueça que alguns desses investimentos precisam ser declarados no Imposto de Renda.

*****

Espero ter clareado um pouco essa área para vocês. Como leituras, recomendo as obras abaixo.


Aproveite e deixe sua dúvida, crítica ou sugestão depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário