terça-feira, 17 de julho de 2012

Livros dos amigos - O Sabor da Qualidade.

O post abaixo é do amigo de Linkedin e profissional Roberto Palermo. Ele escreveu o artigo sobre o livro O Sabor da Qualidade. 


Se você quiser também deixar seu texto sobre seu livro de administração, negócios, marketing e áreas relacionadas, deixe seu contato em um comentário. Eu entro em contato contigo.

Agora, o texto dele.


Fonte: sinopsedolivro.net
Quando eu estava no 8º período da faculdade de administração, um dos professores, até então desconhecido da turma, iniciou um debate sobre a importância da leitura. Ao perguntar para os aproximadamente 25 alunos presentes na sala a quantidade de livros que cada um tinha lido no ano (estávamos no mês de agosto), para a sua surpresa grande parte da turma não havia lido um livro sequer.

Surpresa ou não, pois com o dinamismo dos tempos atuais a leitura acaba ficando em segundo plano, mas ainda é um magnífico instrumento de transformação e aprendizado.

Intrigado com a situação informou que para realizarmos a 1ª avaliação seria necessária à leitura do livro O Sabor da Qualidade.

A partir dessa leitura mudei meu modo de pensar, e enxerguei o quanto de ensinamentos a leitura pode trazer.

O livro O Sabor da Qualidade, de Subir Chowdhury, é uma história sobre como criar uma cultura de excelência nas empresas. Com uma abordagem simples e em gênero de romance de suspense, o livro trata da gestão da qualidade, voltada tanto para o produto como para o serviço. E liderança, esta cujo papel nos novos modelos de organização é primordial, possibilitando atingir as metas através do envolvimento das pessoas.

O personagem principal da história é Pete, o administrador de uma fábrica de sorvete, a Dairy Cream. Um dia Pete recebe o ultimato do dono da fábrica, ou alcança vendas significativas ou a fábrica será fechada em poucos meses.

Mas ainda não era o fim para Pete, “...minha decepção logo se transformou em determinação...” (pg. 13).

Pete vai procurar Mike, um velho conhecido da família, alto executivo da Natural Foods, uma rede varejista inovadora. Inicialmente Pete quer entender porque a Natural Foods não aceita vender os sorvetes da Dairy Cream, o que seria a salvação da fábrica.

A partir daí acontece, como num passe de mágica, a transformação na vida de Pete e de todos os empregados da Dairy Cream.

Os ensinamentos sobre gestão da qualidade e liderança são aplicados no dia a dia da Dairy Cream e podem ser aplicados no dia a dia de qualquer leitor desse livro.

Sempre que tenho a oportunidade recomendo este livro. Para as pessoas que gostam da presença constante da qualidade no seu trabalho, essa leitura é transformadora.

Abraços.

Roberto Palermo, bacharel em administração pela Escola Superior Nacional de Seguros – Rio de Janeiro - RJ. Com extensão em Logística (UERJ) e Gerência de projetos (FGV). Também é analista na área de relações institucionais.

*****

Aproveite e deixe sua crítica, dúvida ou sugestão logo abaixo, depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário