segunda-feira, 7 de maio de 2012

Do livro ao link - 8 dicas para um plano de negócios viável



Gosto de fuçar a web atrás de informação para os gestores e empreendedores. E hoje encontrei uma boa do site www.sobreadministracao.com. 

São oito dicas feitas pelo Claudio Henrique de Castro, colaborador do site e que fala também no site www.papoempresario.blogspot.com.

Também me interesso por plano de negócios, já que tenho preparado o do site da Biblioteca. Adianto que ele deve sair até o final de 2012. O projeto deve ficar pronto até junho.

Mas como maximizar a viabilidade de um plano de negócios? Vejamos as dicas do Claudio Henrique.

1. Clareza.

Você precisa ter bem claros o objetivo de sua empresa, a linguagem utilizada para desenvolver o plano, enfim. É preciso ter em mente que você não vai ser o único a utilizar essas informações.

2. Saiba o motivo da escolha desse negócio.

Você é apaixonado pelo que pretende fazer? Tem experiência? Por que escolheu fazer algo nessa área? Existe uma boa oportunidade a ser aproveitada? São motivos, que devem estar no seu business plan.

3. Saiba onde quer chegar.

Pense em um objetivo para sua empresa conquistar em 5 anos. Transforme ele em objetivos menores, que no fim, farão você chegar ao maior. Baseie seu plano nisso.

4. Pesquise tudo.

Faça um levantamento completo, em especial com relação a custos e informações necessárias para manter a empresa. Mão-de-obra, fornecedores, mercado, distribuição, publicidade, política, legislação, enfim. Quanto mais informação relevante - cuidado pra não exagerar - melhor preparado você estará.



5. Compartilhe seu plano de negócios.

Mostre-o a pessoas de confiança, e peça opiniões. Elas podem apontar detalhes importantes que deixamos de lado, por falta de atenção.

6. Faça Benchmarking.

Conheça outros modelos de negócios e práticas que possam ser usadas como inspiração. Procure ajuda se necessário. A gestão muda, e te obriga a melhorar sempre. 

7. Escreva o plano sozinho.

Ter ajuda é bom, mas é fundamental que você crie o plano. Até para que você consiga ter uma visão ampla do seu negócio, e aprenda mais sobre sua área de atuação. Além de conhecer ferramentas que podem ajudar na gestão da empresa.

8. Mantenha os pés no chão.

O plano precisa ser viável. Atenha-se a ele, desde que cumpra os objetivos. Se precisar revê-lo, faça isso antes de implementar o negócio. Reconheça os erros e conserte-os o quanto antes. Se for um caso extremo, não hesite em repensá-lo completamente.

*****

Deixei algumas sugestões de livros sobre planos de negócios em um post antigo, de sugestões de natal. Para acessá-lo, clique aqui.

Essas são as dicas do Claudio. E você, que conselhos pode dar aos futuros empreendedores?

Deixe seu comentário. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário