sábado, 12 de maio de 2012

Especial - livros de Cerbasi para as mães e famílias.

Dia das mães é amanhã, pessoal. Apesar de ser (mais um) dia para o comércio faturar, mais do que necessariamente haver um significado nisso, as mães merecem nossa atenção.

Afinal, elas aguentam a gente muito mais do que os nove meses em que ficamos em seus ventres... As mães de verdade, claro.

Deixarei algumas sugestões do Gustavo Cerbasi, um autor que tem obras voltadas para o enriquecimento da família. A preocupação de toda mamãe.

Os textos e imagens são do site saraiva.com.br.



Casais inteligentes enriquecem juntos.

Editora Gente.

Os maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Para Gustavo Cerbasi, a causa desse desentendimento é a falta de conversa em família sobre o dinheiro. Em geral, o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece). Tem jeito? Sim, o livro traz estratégias para formar uma parceria inteligente.




Os segredos dos casais inteligentes.

Editora Sextante / Gmt.

Semelhante ao anterior, esse livro promete transformar a maneira como você e seu(ua) companheiro(a) lidam com o dinheiro e planejam as finanças. Independente de qual seja a renda familiar de vocês. Com dicas práticas e exemplos baseados em casos reais, o autor aborda temas como aposentadoria. Planos de investimento. Orçamento mensal. E a necessidade de separar parte da renda para emergências, e outro pedaço para o lazer e bem estar.




Pais inteligentes enriquecem seus filhos.

Editora Sextante/ Gmt.

Você já imaginou como sua vida seria melhor se tivesse aprendido a lidar com dinheiro e começado uma poupança aos 18 anos? Como não dá pra voltar no tempo, você pode orientar seus filhos para que eles não repitam os erros que você cometeu. No livro, o autor aponta que mais importante é ensinar os filhos a cuidar dos recursos deles. A administrá-los de forma responsável. E usá-los para garantir um futuro próspero. Os principais valores ensinados são valorizar, celebrar, orçar, investir, negociar e equilibrar.




Filhos inteligentes enriquecem sozinhos.

Editora Gente.

Como complementar ao livro anterior, esse aqui mostra que o ato de educar financeiramente os seus filhos não precisa ser chato. Muito menos acompanhado de planilhas complicadas. As ideias de Cerbasi se baseiam em práticas do cotidiano. Quando adotadas em famílias, mostram efeitos positivos no modo como crianças e jovens passam a lidar com o próprio dinheiro e a riqueza da família.



Então, aproveite. Mostre que você é um bom filho. Dê um livro. E leia você também.

Gostou? Deixe seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário