sábado, 5 de maio de 2012

Do livro ao link - 5 atitudes para sair do quase e alcançar o sucesso.


A dica agora vem do excelente site www.saiadolugar.com.br. O texto é escrito por Millor Machado, e pode ser visto na íntegra clicando aqui.

Ele lista cinco características que fazem as pessoas de sucesso  - os "alcançadores" - se diferenciarem da galera do "quase".

Ou seja, como colocar em prática suas ideias e projetos. Eis aqui as cinco características citadas por ele.

1 - "Alcançadores" sabem onde querem chegar.

"Para alcançar um objetivo, a primeira coisa que você precisa fazer é ter um objetivo". Essa frase diz tudo. Mas ele alerta para que você evite um objetivo muito amplo, do tipo "quero ser feliz", ou de curtíssimo prazo, como "quero comer pizza no jantar".

Millor Machado ressalta que suas atividades no tempo livre são tão importantes quento o que você vai fazer em sua vida profissional. E esse tempo precisa ser aproveitado.

A sugestão dele: imagine o que você quer fazer, como pretende estar, e o que quer daqui a X anos. (opinião particular: 5 pode ser uma boa meta inicial. Depois 10, 20 e assim por diante)

2 - "Alcançadores" criam planos de ação.

Ele propõe criar um esquema básico, onde você deve definir: A - Que tarefas são necessárias para alcançar os objetivos? B - Em qual ordem e quando você fará cada uma? C - Quais recursos (tempo, dinheiro, aprovação de terceiros, etc.) serão necessárias para cada tarefa? D - Se faltarem recursos, que tarefas você fará para conseguí-los?

3 - "Alcançadores" revisam constantemente seus planos.

"Tão importante quanto colocar o plano no papel é olhar sempre para o papel. Se você planeja algo, mas esquece o que tinha prometido, é difícil enxergar se está indo na direção certa." 

Ou seja, revise sempre seus objetivos e os planos de ação. Programe-se para revisitá-los semanal, mensal e anualmente - a depender das tarefas.

4 - "Alcançadores" sabem dizer NÃO para o que não é realmente importante.

A palavra-chave aqui para Millor Machado é foco. É normal mudar os planos, mas é preciso saber dizer "não" para o que não vai ajudar no objetivo. Por mais que a tentação seja forte. Isso é fundamental para focar os recursos no que interessa.

5  - "Alcançadores" saem do lugar e correm atrás.

Não adianta planejar sem realizar. Ou você busca e faz, ou fica pra trás.

Para ler o texto original de Millor Machado, clique no link abaixo.


Se você se interessou pelo assunto, pode deixar um comentário. Depois do bip, sim?

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário