terça-feira, 8 de maio de 2012

Livro de marketing - O segredo das marcas desejadas.

Imagem: blogaieudouvalor.blogspot.com
No marketing, existem os chamados 5 P's. Preço, produto, promoção, ponto e pessoas. Para alguns estudiosos, chegam até a ser mais P's.

São formas para se ter uma noção de mercado. Para formar o chamado "mix" para sua atividade.

Esse livro não quebra com essa lógica. Mas propõe uma forma diferente de ver a marca. A partir dos sete elementos que compõem o código primordial de seu negócio.

É assim que eu vejo o livro O segredo das marcas desejadas (Primal Branding: create zealots for your brand, your company and your future, 2006), de Patrick Hanlon.

Claro, ele não trata dos P's. Ou quer mudar a lógica dos conhecimentos do marketing. Mas, como já disse, oferece um prisma diferente.

A partir desse código, seria possível compreender o sucesso e fidelização de marcas como Coca-Cola, Starbucks, McDonalds - em contraponto a Pepsi, Fran's Café e Burger King.

(Não que as outras não consigam fidelizar. É apenas uma forma de tentar explicar o sucesso absurdo das primeiras)

O que mais gostei nesse livro foi a forma como o autor organiza o conteúdo.

Primeiro, Patrick Hanlon traz o conceito do chamado código primordial - que compõe a formação das marcas desejadas. Em seguida, exemplifica formas de se empregar o código.

Seja para uma cidade como Las Vegas. Um artista como Bono Vox - cantor do U2. Ou um produto - e aqui o exemplo foi a revista de negócios Fast Company.

Ao final, ele apresenta os passos para se redefinir ou criar essa codificação na sua empresa..

Pense no código primordial como uma forma de estimular ou criar a "religião", baseada na crença da "igreja" que é sua atividade.

Essa religião passa por sete pontos. O mito da criação - história da sua empresa. A crença, aquilo que faz você fazer o que faz. Os ícones - símbolos, pessoas, desenhos, até aromas e canções.

Além dos rituais, os processos que as pessoas realizam para chegar ao seu produto ou a você. Os pagãos - aqueles que desdenham do seu produto.

Por fim, as palavras sagradas - "peça pelo número", "sempre Coca-cola". E o(s) líder(es), aquele ou aqueles à frente, e que representam seu negócio.

(Mais sobre isso, nas lições aprendidas, em um post a seguir, aqui na Biblioteca)

Enfim, um livro que ajuda mercadólogos - e chefes de empresa - a abrirem a cabeça. Até porque, sem o apoio da alta gerência, mudanças são praticamente impossíveis.

E o pessoal de marketing sabe muito bem como é difícil conseguir essa alteração de mentalidade...

Pense nisso. E deixe seu comentário aqui na Biblioteca do Masca. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário