terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novos livros - A Estratégia Starbucks

Aceita um café? Literário, é claro.


A Estratégia Starbucks, de Joseph Michelli, é uma de minhas últimas aquisições. Já há algum tempo procuro um livro sobre a gestão nessa lanchonete.

O livro tem como subtítulo "5 princípios para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária". Eles estão inclusive no fundo do livro.

1) Aja como se fosse o dono!
2) Tudo importa.
3) Surpresa e encantamento.
4) Abrace a oposição.
5) Deixe sua marca.

Por aí, dá pra se perceber que o segredo por trás do sucesso da rede Starbucks está associado a um modelo de gestão e liderança diferenciado. Detalhista. Aberto à discussão. E voltado para o encantamento do cliente.

Ainda não comecei a ler. Mas é uma história que me interessa. Pra quem não sabe, desde 1992, as ações da Starbucks aumentaram 5.000% no mercado acionário norte-americano.

Um negócio como esse, sem dúvida, não pode ser desprezado.

E você? Conhece a Starbucks? Qual a sua impressão quanto a loja. E o livro?

Deixe seu comentário. Depois do bip, ok?

Bip.

2 comentários:

  1. Amore,
    Conheci na Inglaterra e virei superfã da marca. Além dos cafés serem deliciosos e fartos (ou seja, valem o preço alto), o atendimento deles é sensacional. O ambiente é aconchegante e até a trilha sonora é maravilhosa. Primeira vez que fui tava tocando Beleza Pura na voz de Caetano. Isso no interior da Inglaterra! Claro, eles sabiam q tinham muitos brasileiros na área... rsrs Mas sacadas simples como essas deixam a Starbucks ainda mais bacana. Fui quase todos os dias em q estive na Europa. Procura também informações sobre o "Costa", que é o coffee shop concorrente deles. Beijos e saudades!
    Ps: O blog tá massa. Depois resume o livro aqui pra gente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sugestão. Conheci o Starbucks no Shopping Eldorado em SP, e mesmo lá, o conceito, ambiente, atendimento e produtos - enfim, tudo o que cerca o negócio já era interessante. Obrigado pela força e os comentários. Beijos e saudades também.

      Excluir