quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Livro de negócios - Desmistificando a Bolsa de Valores.

Nunca subestime um livro, por menor que ele seja, e mais simples que pareça...

Ganhei de presente o livro do Marcelo Smarrito, Desmistificando a Bolsa de Valores (Elsevier, 2007). Um livro simples. Para iniciantes na Bolsa. Pessoas que querem começar a investir.

Por ser de 2007, o livro está 5 anos atrasado. Perdeu a alta nas bolsas em 2009, e as crises que vieram em seguida. Mesmo assim, é um ótimo ponto de partida.


No livro, Smarrito traz informações do momento econômico do Brasil. Como surgiu a Bolsa de Valores atual. E por que o cenário de taxa de juros mais baixa beneficia as aplicações em renda variável.

Ele faz recomendações. Algumas bem básicas. Como diversificar o portfólio no começo. Escolher e manter sua estratégia. Saber aceitar perdas. Entre outras.

Discordo de alguns pontos que ele levanta, como essa de "deixar a Bolsa numa crise". Ele considera que as perdas são irrisórias, se considerarmos no longo prazo.

Olha, em crises, só saímos ao anteciparmos os piores efeitos. Seja a partir de uma análise gráfica bem feita. Ou de estudos fundamentalistas comprovados. Não é a qualquer hora. Faltou ele dizer isso.

Outro probleminha é que o livro termina... Do nada. Assim, ele entra no assunto, pensando em finalizar. Mas, do nada, acaba. Fim. Sei lá, acho que faltou uma conclusão do autor.

Mas isso é mero detalhe. O livro é bom para o pequeno investidor. E um excelente ponto de partida para quem pretende se iniciar nos investimentos em Bolsa.

A contextualização histórica econômica brasileira é interessante. Sem contar que ele apresenta algo fundamental para o investidor brasileiro.

Um ponto de vista mais próximo da gente.

Queira ou não, muitos dos ótimos autores são de fora. O livro do Charles S. Mizrahi, por exemplo, Monte uma Carteira Vencedora. Analisa uma realidade de fora.

Aí, a Luana Francischini, que fez esse ótimo texto aqui, me pergunta: Vale o mesmo aqui para o Brasil? (No caso, ela se refere a outros assuntos, mas a pergunta persiste)

Livros como o do Smarrito e do Piazza ajudam a responder essa questão, e preencher a lacuna. Sinto falta de mais análises bem feitas de autores daqui, sobre a realidade brasileira.

Fica a dica. E pra quem não quer ou não pode gastar muito tempo, anime-se. Desmistificando a Bolsa de Valores tem só 102 páginas.

Lembro que é um livro para verdadeiros iniciantes. Quem já conhece sobre a Bolsa pode partir para o Bem-Vindo à Bolsa de Valores, do Piazza,

Leia e aproveite. Depois, deixe seu comentário aqui. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário