No dia dos pais, vi um dado interessante sobre a leitura no país. Está no site deles, aqui.
Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, chamada "Retratos da Leitura no Brasil", a pedido do Instituto Pró Livro, aponta que o ato de ler de pais e filhos é o que mais influencia os filhos.
O levantamento apontou que entre as pessoas consideradas leitoras, cerca de metade da população, 22% estão ou estavam acostumados(as) a ver a mãe lendo.
13% do mesmo grupo de leitores dizem ver ou ter visto o pai nessa atividade.
Entre os não-leitores, o exemplo - ou melhor, a falta dele - também é algo representativo. 60% desse grupo dizem que nunca viram o pai ler. Bem como 63% nunca viram as mães pegarem no livro.
A pesquisa foi feita entre 11 de junho e 3 de julho de 2011, fez 5012 entrevistas em 315 municípios do país, com margem de erro de 1,4 pontos percentuais, para mais ou menos.
Vi os resultados nesse fim de semana.
É o chamado educar pelo exemplo. E vale inclusive para as formas de investimento de sua família. Ou o modelo de gestão da sua empresa. Ou mesmo para motivar sua equipe.
Seja a de profissionais da firma, do futebol de sábado. E, claro, sua família. Seus atos são vistos por quem está abaixo de você, ou é menor - no caso de crianças. E representam muito.
Pensem nisso. E feliz dia para os papais.
Ah se tiverem comentários - assim como suas esposas e filhos, fiquem a vontade. Depois do bip.
Bip.
Nenhum comentário:
Postar um comentário