sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Livro - Aprenda a investir com sucesso em ações.

Um livro que comprei pelo nome. Pensei que poderia me ajudar a investir em ações. Ensinar sobre a Bovespa. Os termos usados. A literatura da Bolsa de Valores.

Nada como um engano...

Tenho que reconhecer que os autores, Gil Ari Deschatre e Arnold Majer conhecem de investimentos. Da bolsa. Da análise fundamentalista e técnica.

Mas falta a eles aprender a escrever um livro atraente. A leitura em Aprenda a Investir com Sucesso em Ações (Ciência Moderna, 2006) é muito, muito chata. Sem contar que o método de ensino não é dos mais simples.

O livro começa com a Análise Técnica. Apesar de ser pouco experiente no assunto, achei que eles começaram pelo lado errado.

Ao invés de iniciarem com demonstrações e explicações do gráfico, o movimento das linhas, etc. partiram pra uma série de figuras. Dentro dos gráficos. Uma mais estranha que a outra. Pior ainda, muitas delas se parecem.

Do ponto de vista do leitor, claro. Para o autor, deveria estar tudo bem. Sem contar que a qualidade dos gráficos mostrados é péssima. E em muitos momentos, Você vai ficar perdido.

As vezes, o livro mais parece um grande glossário de tipos de linhas em preto e branco. Pouca explicação, muita demonstração. Apoiada por gráficos nada claros.

E o tempo todo se fala sobre o tal software SHB2. Claramente, o livro é para divulgar o software de análise gráfica. Mas se for com essas demonstrações aqui, olha, não sei se ajuda a vender, não...

Na parte de análise fundamentalista, até que os conceitos são melhor explicados. Nem tanto desenvolvidos, como em Monte uma Carteira Vencedora (resenha aqui). Mas você vai entender as bases do assunto.

Aí o livro tem mais um problema. O autor prefere colocar artigos - muito repetitivos, por sinal - para "falar mais" sobre os índices. Ao invés de detalhá-los com exemplos práticos e como observá-los nos balanços das empresas.

Os artigos também pouco acrescentam ao conteúdo mostrado. Enfim, servirá mais como um guia pra você tirar dúvidas rapidamente. Coisas que sites como o fundamentus.com.br fazem pra você.

Enfim, o livro me decepcionou muito. Talvez pessoas mais experientes no mercado possam até entender a leitura. Gostar, é outra história. 

Faltou aos autores fazerem algo para o leitor, não pra eles mesmos - ou para o SHB2.

Eu mesmo, não recomendo o livro. Tomara que o software seja melhor.

E você? Já leu? Gostou? Ou também se decepcionou? Deixe seu comentário depois do bip, ok?

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário