A Estratégia Starbucks, de Joseph Michelli, é uma de minhas últimas aquisições. Já há algum tempo procuro um livro sobre a gestão nessa lanchonete.
O livro tem como subtítulo "5 princípios para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária". Eles estão inclusive no fundo do livro.
1) Aja como se fosse o dono!
2) Tudo importa.
3) Surpresa e encantamento.
4) Abrace a oposição.
5) Deixe sua marca.
Por aí, dá pra se perceber que o segredo por trás do sucesso da rede Starbucks está associado a um modelo de gestão e liderança diferenciado. Detalhista. Aberto à discussão. E voltado para o encantamento do cliente.
Ainda não comecei a ler. Mas é uma história que me interessa. Pra quem não sabe, desde 1992, as ações da Starbucks aumentaram 5.000% no mercado acionário norte-americano.
Um negócio como esse, sem dúvida, não pode ser desprezado.
E você? Conhece a Starbucks? Qual a sua impressão quanto a loja. E o livro?
Deixe seu comentário. Depois do bip, ok?
Bip.
Amore,
ResponderExcluirConheci na Inglaterra e virei superfã da marca. Além dos cafés serem deliciosos e fartos (ou seja, valem o preço alto), o atendimento deles é sensacional. O ambiente é aconchegante e até a trilha sonora é maravilhosa. Primeira vez que fui tava tocando Beleza Pura na voz de Caetano. Isso no interior da Inglaterra! Claro, eles sabiam q tinham muitos brasileiros na área... rsrs Mas sacadas simples como essas deixam a Starbucks ainda mais bacana. Fui quase todos os dias em q estive na Europa. Procura também informações sobre o "Costa", que é o coffee shop concorrente deles. Beijos e saudades!
Ps: O blog tá massa. Depois resume o livro aqui pra gente. :)
Gostei da sugestão. Conheci o Starbucks no Shopping Eldorado em SP, e mesmo lá, o conceito, ambiente, atendimento e produtos - enfim, tudo o que cerca o negócio já era interessante. Obrigado pela força e os comentários. Beijos e saudades também.
Excluir