terça-feira, 26 de junho de 2012

Seu plano de negócios: 4 - Missão, visão, valores.


Vamos para o item 4 do plano de negócios básico e padrão.

Para seu trabalho de conclusão de curso, projeto de fim de pós graduação, ou até pra vender mesmo a um possível investidor.

1. Sumário executivo.
4. Missão, visão, valores.
5. Mix de marketing.
6. Organograma /RH
7. Estratégia de crescimento.
8. Gestão de processos.
9. Plano de ação.
10. Viabilidade financeira.
11. Gestão de riscos.


Confira o post inicial do Plano de negócios aqui.
A parte 2 está aqui.
A parte 3 está aqui.


Parece simples, mas é preciso atentar para pontos importantes na hora de fazer sua declaração de visão, missão e valores.

Primeiro a visão. O ponto aonde você pretende chegar. Sua meta final. Seu objetivo. Onde você pretende que seu negócio esteja, num determinado período de tempo, em determinado local.


É preciso delimitar num espaço de tempo e ambiente em que você pretende que seu negócio chegue.

Por exemplo, "ser em cinco anos a maior empresa do Brasil de desenvolvimento de jogos para celular." Ou "Ser reconhecido pelos pães de coco mais saborosos de Barbacena em dois anos."


Diferente da visão, a missão é uma declaração do que seu negócio se propõe a realizar. Algo mais como objetivos mais imediatos. A que vocês se propõem.

Vamos exemplificar.

"Desenvolver jogos de qualidade e que possibilitem a interação e o entretenimento dos usuários. Estimular a experiência interativa das pessoas com nossos produtos. Promover os nossos jogos em nível nacional com ações de marketing por celular. Trabalhar junto a operadoras para possibilitar distribuição ampla. Desenvolver relações fortes com nossos parceiros, fornecedores, e acima de tudo clientes. Garantir a sobrevivência do negócio."


(Vou colocar no Google depois, para saber quem copiou, viu? Rs.)

Dois detalhes. Cite, sim, seus parceiros, fornecedores, enfim, outros interessados nos negócios. Eles vão se sentir valorizados.

E não há nada de mesquinho em querer "garantir a sobrevivência - ou sustentabilidade financeira - do negócio." Se sua empresa não tiver dinheiro, fica difícil garantir as outras coisas, não acha?

Quanto aos valores, são proposições em que seu negócio se baseia. O nome já diz. Princípios que você valoriza.

Por exemplo: "honestidade, responsabilidade e cuidado com parceiros e clientes, confiança, serenidade nas negociações."

Vale seguir a tríade abaixo.



Parece simples? Então experimenta criar e seguir depois. Porque é na visão, na missão e nos valores que um bom negócio deve se fundamentar.

Então, nada de inventar o que não dá pra cumprir ok?


Aceito críticas, dúvidas e sugestões, pessoal. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário