terça-feira, 12 de junho de 2012

Livro - Monte uma carteira vencedora

Já havia terminado esse livro há um mês. Mas como outros foram aparecendo, atrasei essa resenha. Não mais. Aqui está um livro esclarecedor - e um pouco complicado - sobre bons investimentos.

Desde as primeiras linhas de Monte uma Carteira Vencedora (Getting Started in Value Investing, 2008) de Charles S. Mizrahi, percebe-se que ele é um discípulo de Warren Buffet. Nada de errado. Quem conhece Buffet sabe que ele é só o maior investidor do mundo.

Mizrahi tenta, com esse livro de finanças, abrir um caminho para que você se torne um investidor de sucesso na bolsa de valores. E a melhor forma para ele é apostar no valor do negócio.

Desde o começo, ele ressalta a importância de se investir em valor. E não ficar acompanhando gráficos diários ou tendências mensais. Mizrahi defende que o investimento em ações seja a longo prazo.

Nada que o próprio Buffet não tenha falado...

No livro, o autor ensina como fazer isso. Contradiz inclusive uma das verdades apontadas por especialistas - a de "não colocar todos os ovos na mesma cesta."

Para Mizrahi, desde que feito com estudo, leitura e consciência, apostar em poucas empresas - mas de números expressivos, chamadas de "boiengs" por ele - é o caminho.

O próprio Marcos Silvestre ensina isso ao apostar em ações. Basta ver as resenhas de Investimentos a Prova de Crise e O Plano da virada.


Desde que começou sua carreira, ele leu muito. Antes mesmo de começar a investir. E ele destaca que é fundamental você fazer o mesmo antes de se aventurar.

O melhor do livro é entender quais números podem fazer a diferença. E como analisar se o negócio vale mesmo a pena. É possível encontrar ótimas empresas que enfrentem momentos ruins.


Comprar na baixa, vender na alta. Mizrahi ensina até a avaliação do preço da ação. Isso faz do livro um ótimo manual para os chamados investidores fundamentalistas. Aqueles que compram os papéis com base no que a empresa representa, valores e balanços dela.

Outro ponto positivo é a defesa de que você continue com seus papéis. Mantenha os ativos. Aí, lembra outro livro. Pai Rico Pai Pobre. Resenha aqui.

A parte chata do livro é o excesso de idas e vindas. O que, com números, torna-se cansativo pra quem não está acostumado. Ele inicia as informações em alguns capítulos - sobre fluxo de caixa e balanço patrimonial, por exemplo - e depois retoma quase os mesmos conteúdos.

Sem contar que, apesar de ele considerar simples, a coisa não é tanto assim. Principalmente para os brasileiros menos afeitos à matemática.

Acho que esse livro apresenta uma perspectiva interessante da administração das ações. E do investimento em valor. Ainda que seja muito focado somente no que Buffet diz.

Ah, ele é o maior investidor do mundo? É, então tá tudo certo... Ah, deixe seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário