terça-feira, 12 de junho de 2012

Seu plano de negócios: 2 - Contextualização.

Imagem: http://halfen-mktsport.blogspot.com.br

1. Sumário executivo.
2. Contextualização - macro e microambiente de mercado.
3. O negócio / a empresa.
4. Missão, visão, valores.
5. Mix de marketing.
6. Organograma/RH.
7. Estratégia de crescimento.
8. Gestão de processos.
9. Plano de ação.
10. Viabilidade financeira.
11. Gestão de riscos.



Por que não pelo Sumário executivo? Ora, essa é a última parte do plano. Então, vamos começar por onde deve ser.

A contextualização nada mais é que uma pesquisa sobre o ambiente onde sua empresa vai atuar. É também conhecida como investigação de mercado.

Em seu livro Plano de Marketing, Eder Polizei divide em macro e microambiente. No primeiro, sua investigação deve perpassar as características:

- Político / legais: que leis podem interferir na abertura e no andamento do seu negócio? Quais os requisitos para abrir sua empresa? Existem forças políticas que podem atrapalhar? As taxas e impostos definidos pelo governo. Consulte a câmara de vereadores, veja as leias federais e estaduais, ou visite o Sebrae e a junta comercial de sua região.

- Econômicas: são dados sobre a população do local. Índices de desenvolvimento, padrões de consumo, inflação, custo de vida. Por aqui, você começa a definir quem será seu público. Sites como IBGE e o Banco Central podem te ajudar.

- Sociais: Semelhante ao anterior, também pode ser visto no site do IBGE. Fatores ligados à demografia - densidade populacional, distribuição por etnia, sexo, idade, escolaridade, etc.

- Tecnológicas: invenções e inovações que impactam seu setor. Por exemplo, o desenvolvimento de tablets e smartphones impactou na indústria de sites. Não dá pra pensar mais em web sem ter em mente a audiência por celulares. Sites de tecnologia podem ajudá-lo.

- Ambientais: preocupações sustentáveis que podem impactar suas ações de mercado. É bom também ressaltar os níveis poluição, e medidas do governo.

- Culturais: valores, normas, crenças e costumes que podem também impactar o seu setor de atuação.

Em boa medida, a análise do macroambiente funciona como uma pesquisa de qual é o mercado ao seu redor. Bem como quem são seus clientes.

Quanto ao microambiente, se restringe aos seguintes agentes:

- Fornecedores: quem oferece a matéria-prima para o seu projeto. As formas de negociação com eles. Quantos e quais serão. Entre outras informações. Consulte o sindicato do seu setor.

- Intermediários: os também chamados facilitadores. Que podem dificultar seu trabalho, se não bem agraciados ou negociados.

- Clientes: quem você pretende que seja seu consumidor, e quais desejos e necessidades deles você pretende atender.

- Concorrência: quem são os outros players do mercado. Quem pode estar à sua frente, e o que eles fazem de diferente. Em que isso os beneficia / prejudica com relação ao seu negócio.

Essa primeira parte dá a você uma visão geral do mercado, do setor e do seu ambiente.

No próximo post dessa série, partirei para o seu projeto. O seu negócio.

Até lá, você pode comentar. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário