quarta-feira, 20 de junho de 2012

Do livro ao link - Cuide da sua reputação online.


Essas dicas são do Bruno de Souza, CEO do ótimo site marketingdigitalblog.com. São conselhos para de sua reputação online.

Publico eles porque estou lendo um livro sobre o assunto. Em breve, a obra também estará aqui. A resenha, pelo menos.

Além disso, com as redes sociais - onde podem falar de seu produto ou marca e você nem perceber - o monitoramento de sua imagem e de sua empresa é fundamental.

Vamos então às dicas. Ah, o link original está aqui.

- Cuidado ao configurar sua privacidade nas redes sociais. 

Se não fizer isso, pessoas que você conhece há pouco tempo no Facebook, por exemplo, podem ver coisas e conversas que você tem com amigos de longa data. E que entendem e aceitam seu jeito de falar, seus posicionamentos, e até os termos e gírias que usa.

- Em redes profissionais (Linkedin, Xing), coloque seu curriculum de forma atraente. 

Lembre-se que o objetivo desses sites é de criar e desenvolver networking (contatos) para você no mundo do trabalho e negócios. Então, apareça bem. E, claro, nada de fotos bebendo ou em barzinhos - a não ser que você seja o dono do espaço e queira divulgá-lo.

- Digite seu nome no Google de vez em quando. 

O principal buscador da web também pode nos dizer o que estão falando sobre a gente. Nem que seja apenas sua aprovação no vestibular. Faça o teste.

- Evite opiniões políticas em fóruns. 

Eu adicionaria ainda cuidado com polêmicas e flame wars - as chamadas discussões acaloradas. Ainda que você defenda bandeiras e formas de agir, e se posicione, cuidado se alguém discordar. Aceite, mas evite polemizar. Sob pena de jogar as pessoas contra você. E podem ser várias. Abuse do bom senso.

- Tudo o que você faz na rede social é parte de sua marca pessoal. 

Queira ou não, quando numa rede, criamos um estilo nosso. Até por isso é importante ser verdadeiro e honesto lá. Se você não for, sua máscara pode cair quando você menos esperar. O que você fala lá afeta sua reputação "aqui fora". Lembre-se disso.

Peguei e adaptei alguns dos conselhos do Bruno de Souza. Lembro que as dicas originais dele estão aqui.

Confira também a página marketing digital. Com dicas importantes pra você que pretende deixar uma marca positiva nas redes.

Aproveite e comente aqui também, depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário