segunda-feira, 25 de junho de 2012

Três reflexões, promessas e objetivos.


Primeiro de tudo pessoal, foi mal por ter demorado quase uma semana pra postar.

A última semana foi pra esquecer em vários sentidos. Stress no trabalho. Demissões de colegas queridos. Discussões por motivos banais. Ou não.

Foi também uma semana inesquecível. Gravação com Marcos Silvestre para o futuro quadro em uma grande rádio (detalhes em breve). Devolução de um celular perdido em um ônibus. Matérias legais.

Mas principalmente foi uma semana de reflexão. Sobre minhas futuras decisões.

Fiz três promessas pra mim mesmo - que comecei a cumprir a partir de hoje. Podem me cobrar. E se quiserem copiar, a vontade.

1 - Planejar menos, realizar mais.

Acho que pra muitos de nós, planejar é um processo. Ou um projeto. Ou um ato. Só que atrasa demais. Minha meta é planejar um pouco menos. E realizar mais. 

Lendo especialistas em start-ups como Guy Kawasaki e Scott Gerber eles garantem: coloque o bloco na rua. Faça adequações. Vá planejando enquanto constrói. 

Funciona? Acho que sim. O aprendizado sem a prática fica sem uma haste de suporte. Aquela que nos faz fixar o que aprendemos. E é o que já comecei a fazer.

2 - Negociar mais, discutir menos.

Sempre fui muito brigão. E fiquei com essa imagem. As vezes, defendemos tanto nossa posição que não consideramos outras possibilidades. Como negociar. Ou ver o lado dos outros.

Lembrar disso nem sempre é uma prioridade. Principalmente quando se trabalha num meio complicado, como é rádio e TV. Onde os egos de várias pessoas as fazem se sentir superiores a você.

Bem, que elas se sintam assim. Eu vou negociar melhor minhas situações. E não esquecer disso. Acho que todos podemos melhorar nesse e em outros pontos. Com um sorriso. E sem precisar brigar.

3 - Cuidar do que é importante pra mim.

Sei quais são minhas prioridades. Esse blog, inclusive, está entre elas. E as negligenciei na última semana. Em parte, por culpa do stress. Em outra, minha mesmo, por priorizar o que não devia.

Ora, então já vou cuidar disso. E acho que todos devemos ter isso em mente. Nosso trabalho, nossa profissão, é uma coisa. Nossos objetivos, projetos, são outra. Mais importante que tudo.

Cuide do seu negócio. Cuide de quem - e do que - realmente interessa pra você. O restante, você toca - bem - mas ciente do que é prioritário pra ti. Como seus investimentos pessoais, por exemplo.

****

Não pretendo doutrinar. Apenas dividir com vocês no que andei pensando.

Quem estiver com dilemas semelhantes, por favor, comente. Depois do bip, sim?

Bip.

2 comentários:

  1. Eu vejo que o planejamento não atrasa, ele auxilia ser mais rapido. Veja bem uma situação: um vendedor possui varios clientes para visitar, se ele não faz um roteiro antes (planeja) de quem é importante, de quem é necessário ir apenas para firmar o compromisso da empresa, de quem vai por causa da localidade; ficará clientes chaves ou diferenciais fora de sua visita. Planejar é o ato de fazer bem feito. Planeje mais, execute mais. Essa é minha filosofia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufalo, seu raciocínio é correto. O problema é quando nos perdemos em planos, e esquecemos de colocá-los em prática. Claro que isso depende da fase de cada um na vida. Claro que planejar é importante, mas acredito que dá pra planejar enquanto se faz. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir