terça-feira, 5 de junho de 2012

Livro - Pai rico, pai pobre.

Quando comecei a ler Pai rico pai pobre (Rich dad, poor dad, 1997/98), achei que seria um livro meio bobo. Não pelo nome. Ou pela obra em si. Mas pelo que eu já li sobre assuntos semelhantes.

Aqui na Biblioteca, já postei alguns livros sobre finanças pessoais. Planejamento financeiro. Formas de pagar dívidas e despesas. Melhores investimentos. Entre outros.

Então, achei que Pai rico pai pobre em pouco ou nada acrescentaria ao meu estágio atual.

Foi bom estar enganado, mais uma vez...

Para ver outros livros da coleção Pai Rico pai Pobre, clique nos links abaixo.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5


O livro de Robert Kiyosaki é uma aula introdutória ao desenvolvimento de sua inteligência financeira. Com conceitos simples, ele destaca a importância de uma educação diferente para as crianças.

E como essa falta de consciência sobre o dinheiro nos faz perder tempo e grana depois... O autor relata isso a partir da experiência que ele teve com dois "pais".

Um é o dele. Um funcionário do governo, que estudou para atingir um cargo de destaque. E até hoje enfrenta problemas com o dinheiro.

O outro é pai do amigo de infância dele. Um homem que aprendeu cedo a lidar com as finanças. A fazer o dinheiro trabalhar para ele - e não o contrário.


Essa é a grande chave. Somos moldados desde crianças de acordo com os interesses de nossos pais. De obter sucesso na carreira. Destaque. E daí, trabalhar pelo dinheiro.


Sim, mas e daí o que fazemos com esse dinheiro? Investimos? Em que? Carro é investimento? Quem disse? E a casa que compramos pra morar? É um ativo? Mesmo se desvalorizar com o tempo?

Kiyosaki descomplica a contabilidade. E com simplicidade, apresenta sua ideia de como conseguir ter dinheiro para realizar seus sonhos. O segredo é identificar os ativos e acumulá-los.

Ações, propriedades bem escolhidas, imóveis selecionados, títulos. Tudo o que agregue valor à sua renda. 

Já o passivo, faz crescer sua despesa. Um carro. Um barco. E por aí vai.

A partir de lições simples, Kiyosaki vai mudar sua compreensão sobre o dinheiro, e o poder que ele tem. E pode te oferecer. Desde que você saiba como domá-lo.

Apesar de ter algumas pequenas restrições com algumas coisas que ele fala - como o excesso de risco em algumas apostas, que pode ser dirimido - o livro vale a pena.

No meio do livro, a leitura fica um pouco repetitiva. Mas repito, no meu caso, que já vi muitos dos assuntos que ele cita. Mesmo assim, subestimei o livro. E seu poder educacional.

Um excelente presente a qualquer pessoa com dívidas. Aos seus filhos. E a alguém que precise de uma forcinha pra rearranjar as próprias finanças.

Para ver outros livros da coleção Pai Rico pai Pobre, clique nos links abaixo.

Aproveite e deixe seu comentário sobre Pai Rico Pai Pobre aqui no blog. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário