terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Do livro ao Link - dicas latinas para web.

Essa é uma nova sessão, onde pretendo colocar algumas ideias que encontro em sites, fóruns ou blogs.  

A primeira dica vem do site http://www.maricarmenpinto.com. Não é de livro. Trata de cinco formas para potencializar seu blog. Está tudo em espanhol, então traduzi algumas partes para facilitar.

1 - Postagem regular.

Não adianta ter um espaço desses e não oferecer conteúdo de qualidade, e com frequência. Assim até o Google (e principalmente ele) te esquece. 

Prefira postar todos os dias no começo. Mais tarde, quando houver fluxo constante, pode reduzir a quantidade.

Nota do Masca: Se você escreve sobre o que gosta (no meu caso, livro de negócios), dificilmente vai reduzir. Além disso, hoje em dia, é possível programar postagens, o que facilita as coisas.

2 - Conteúdo de qualidade.

Material único e original sempre atrai interessados. Então, mantenha as atualizações sempre com conteúdo  bem escrito e que agregue valor ao seu público.

Nota do Masca: Não precisa ser o mais engraçado, nem o mais sério. Apenas seja você mesmo, poste bastante, e imagine o que seu público deseja.

3 - Palavra-chave

Mecanismos de busca estão atrás de novos conteúdos todos os dias. E se utilizam da keyword, a palavra-chave, para encontrá-lo. 

Selecione a palavra-chave com a qual você deseja se posicionar, e procure incluí-la, de forma natural, nos seus textos.

O ideal é ter a palavra-chave em 1% a 3% do texto. Mas não precisa calcular tanto. Basta ir colocando, com sentido. E não esqueça de usar o famoso "clique aqui" ou "confira"!

Nota do Masca: As tags, ou marcadores, também são importantes no posicionamento. Coloque sempre os termos que te ajudem a se posicionar para seu público.

4 - O diretório

Blogs que trazem apenas o nome da página (maricarmenpinto.com, por exemplo), sem o termo "blogspot" ou "tublr" ajudam a dar credibilidade junto ao público. As pessoas vão ver que você paga por aquilo.

Vale também uma breve descrição da página, para que todos saibam sobre o que você escreve.

Nota do Masca: No começo, até dá pra aceitar. Mas se seu blog começar a crescer, a não ser que te paguem para se instalar no uol ou qualquer outro portal, pague pelo seu domínio. Pretendo fazer isso esse ano ainda, por sinal...

5 - Gerar tráfego.

Aqui, ela coloca mais um artigo, para geração de tráfego no site. ”5 Técnicas Efectivas para Crear Enlaces Orgánicos” . 

Nota do Masca: Na verdade, existem várias formas de fazer isso. Hoje em dia, com as redes sociais - Facebook, Twitter, etc. - estamos muito mais perto das pessoas. E do nosso público. 

Utilize estratégias que englobem as redes de interesse para o seu público. Vale aqui estudar os hábitos e preferências das pessoas que acessam seu blog, por exemplo, com pequenas enquetes.

Para ler o texto em espanhol, no site da Mari Carmen Pinto, basta clicar no link abaixo.



Para outras informações, confira:

CA$H - Joel Comm - Como criar negócios altamente lucrativos na internet. Revela estratégias para utilizar recursos como o Google AdSense, Kontera, entre outros, para conseguir ganhar dinheiro na grande rede. Para ler a resenha desse livro na Biblioteca do Masca clique aqui ou na capa do livro, ao lado.

Aproveite para deixar seu comentário, ou mesmo seu link favorito para a nossa sessão, depois do Bip.

Bip.

Um comentário:

  1. parabéns pelo o seu blog querido. Eu acho que criar um blog é mais um meio de comunicação pra o comunicador que gosta da literatura . então como eu leio nem sempre livros , tem que ter experiências e tem que ter uma boa dicção quando após ler um livro .

    ResponderExcluir