sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Do livro ao link - 10 dicas para melhorar o blog.

Essa é do excelente site Olhar Digital.. São dez dicas bem interessantes para você que, como eu, quer se tornar um blogueiro de sucesso.

O link original é esse aqui. As imagens são do http://aristides-monteiro.blogspot.com .

São dez passos - para desiludir e fazer o blogueiro colocar os pés no chão. E trabalhar pesado. Vamos a elas.

1) "Blogar" não é fazer mágica.

A informação na internet é veloz. Mas sua conta bancária não vai ficar cheia logo depois de você iniciar um blog. É preciso muito tempo de troca de links e relacionamentos estáveis com outros blogueiros. Sue a camisa, não espere retorno fácil, e tenha paciência.

2) Faça os outros trabalharem por você.

A melhor forma é fazer seus contatos no facebook, twitter, linkedin, etc. perceberem o quanto o material que você publica é de relevância. Não é pedir ajuda. É fazê-los perceber como seu material tem qualidade.

3) Não há o que monetizar aqui. Circulando...


Poste e divulgue seu conteúdo, sem esperar retorno imediato. Não acredite nisso que o Google AdSense simplesmente vai te pagar logo nos primeiros meses. Até porque ele nem é o melhor nesse sentido. É possível ganhar dinheiro, mas você precisa publicar, divulgar e ser paciente.


4) Defina um nicho, e fique nele.

Quem quer falar sobre tudo acaba sem falar sobre nada. Então, foque seu conteúdo em um grupo específico, e atenha-se a ele. Inclusive procurando fóruns, outros sites que comentam o mesmo assunto, fan pages e comunidades em redes sociais.

5) Aprenda tudo o que puder sobre SEO (Search Engine Optimization - otimização de buscas)

Isso pode te separar dos spammers para seu público, além de te colocar em belas posições nos buscadores, e garantir que sua audiência vá e volte. Então, acredite: marcadores, tags, e outros códigos, podem te ajudar um bocado.

6) Invista na sua imagem.

Não faça como eu. A ideia de ter um blog com final .blogspot ou .wordpress não ajuda. Passa a ideia de amadorismo. Se quer se diferenciar, invista em um layout exclusivo e um nome único. Farei isso ainda no primeiro semestre, por sinal.

7) Opine, mas dê crédito.

Se for colocar algo que viu em algum lugar no seu blog, faça, mas não esqueça de creditar o autor. Você pode fazer um amigo, além de ser gentil na web, e quem sabe, ganhar novos leitores.

8) O Google está aqui para ajudar.

Existem ferramentas no principal buscador da web, que podem ajudar a conhecer as palavras-chave principais, e os sinônimos, que possuem mais efeito. E assim, você pode aumentar a sua circulação. Experimente o AdWords Keyword Tool.

9) Está se relacionando com outros? Então se relacione mais.

Participar de sites de perguntas e respostas - como o Yahoo! Answers - pode ajudar a promover sua marca pessoal na rede. Abre um canal de diálogo. Permite sua interação com outras pessoas. E pode gerar relacionamentos interessantes e duradouros na grande rede.

10) Escreva para os outros, e os outros escreverão para você.

Textos de outras pessoas em seu blog podem ajudar a se conectar com os públicos que acessam o blog dessas outras pessoas. Além disso, com um pouco de pesquisa, é possível que esse seja o seu público. Una o útil ao agradável. E sempre vale oferecer


Que tal? Essas dicas podem te ajudar muito, principalmente se você é um blogueiro de primeira viagem.

Existem vários livros que ensinam sobre SEO, Blogging, e como fazer marketing em mídias sociais. Não a toa, eu tenho preferido lê-los  nos últimos tempos. Pretendo, sim, fazer desse blog uma forma de conseguir uma renda extra.

Mas a estrada é longa. Para todos nós.

Se quiser caminhar junto, deixe seu comentário. Participe da Biblioteca do Masca. Depois do bip, ok? Atenção, lá vai.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário