segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sua prateleira - Livros de negócios dos amigos.

Esse é um espaço que, espero, passe a ser um dos mais legais da Biblioteca do Masca. Onde você pode deixar o seu texto sobre algum livro que você gostou de ler.

Claro que darei preferência aos de negócios, gestão, empreendedorismo, marketing e áreas afins. Mas você pode falar do livro que quiser.

Fique a vontade. Essa é a sua prateleira. E a primeira a colocar na estante é minha amiga pessoal Silene São Pedro. Ou apenas Sila.



Fonte: Submarino.com
O livro dela: O Segredo de Luísa.

Quando fui fazer a minha matrícula na faculdade de administração recebi, junto com todos aqueles papéis, um livro. O nome era O Segredo de Luisa. Para os desavisados parecia nome de livro de introdução a filosofia – como O Mundo de Sofia. ou até mesmo um romance.

Intrigada, conferi a grade de matérias. Então encontrei o aviso: os alunos deverão ler este livro até o início do ano letivo.

O livro conta a história de uma mulher que está se formando em odontologia por pressão da família, e presa a um relacionamento que já não a faz feliz por pressão da sociedade. Alguma semelhança com a realidade de um monte de gente que conhecemos?

Pois é. É neste clima que ela sente surgir uma oportunidade que vem da lembrança dos aromas de sua infância, quando sua tia fazia goiabada cascão para ela. Junta a isso seu perfil empreendedor e faz tudo acontecer.

Na minha vida, ele significou a descoberta do meu lado empreendedor. Com este livro, que eu chamo mais de manual, eu aprendi, passo a passo, a montar o Plano de Negócios da Banho de Lendas. Que antes disso, só existia em minha cabeça e nos conhecimentos de produtos fitoterápicos e aromaterápicos acumulados em anos de estudos paralelos a minha carreira.

Desde o primeiro ano de faculdade, meu Plano de Negócios, feito com base no que fui aprendendo durante cada ano e as matérias, e nos frameworks existentes no livro, participou e ganhou o primeiro lugar, por quatro anos seguidos, no Concurso de Planos de Negócios que a faculdade promovia.

A cada ano, claro, os conhecimentos eram amadurecidos e assim também o Plano de Negócio. Eu descobri que minhas ideias tinham uma atrativa taxa de retorno, um considerável investimento inicial e um capital de giro que necessitava de administração ferrenha. 

Mas que, com tudo isso, era viável a ponto de render um convite para a incubadora de empresas da instituição.

Eu super indico este livro não só para alguém que esteja com a ideia de montar seu próprio negocio. Também para aquela pessoa que quer dar um start up diferente a sua carreira.

Lendo este livro você poderá enxergar nas entrelinhas que você mesmo DEVE ser seu próprio negócio. Seja empreendedor 24 horas de você mesmo. Só temos a ganhar com isso.

Boa leitura! :)

Silene São Pedro é gestora administrativa e de projetos, graduada em TI pela UNIFACS, Salvador_BA, pós-graduada em Psicologia Organizacional pela mesma instituição, e MBA em Gestão de Projetos, Especializada em Gestão de TI pela UNIJORGE, Salvador-BA.

Pode comentar o que achou. Depois do Bip.

bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário