sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Post rápido - caso SOPA e os direitos autorais.


O site Megaupload, que sempre disponibilizou conteúdos de vídeo, áudio, etc. gratuitamente para download foi fechado pelo governo dos Estados Unidos. Os donos do endereço web foram presos.

Por que? Legislação norte-americana de direitos autorais. O site teria violado a lei, de acordo com o governo.

Isso gerou uma série de ações dos anonymous. Um grupo de hackers conhecidos, que usam máscara semelhante ao do personagem principal no filme e na história em quadrinhos V de Vingança.

Eles simplesmente invadiram e derrubaram sites da Universal Music, do departamento de justiça, e chegaram até o do FBI.

Tudo pela queda do Megaupload.

Essa questão de direitos autorais começou lá atrás, ainda nos anos 1990, com o velho Napster. O programa de áudio que baixava músicas gratuitamente gerou um tremendo burburinho, até que foi retirado do ar.

Dessa vez, foi o Megaupload. Só que agora, os hackers do "mundo livre" estão mais preparados. E em condições de, pelo menos, invadir os grandes sites.

Mas a coisa não fica por aí, pessoal. Fala-se que na semana que vem, o congresso norte americano vai votar a SOPA. Sigla para Stop Online Piracy Act. Ou ato pela parada da pirataria online.


A SOPA quer dotar os órgãos estadunidenses de poderes para obter ordens judiciais contra sites que facilitem ou infrinjam os direitos de autores. Ou cometendo outros delitos fora da jurisdição dos EUA.


Além disso, o procurador iria solicitar que as empresas parassem de negociar, retirem referências desses sites, e haja filtragem do conteúdo.

Fala-se que gigantes da web, como Google, Facebook, Yahoo!, Twitter, Linkedin, Mozilla, Wikimedia e outros são contra. Não tenho como confirmar.

Outra informação que circula nas redes sociais é que todos esses sites retirariam seus serviços do ar por um dia. Possivelmente o dia 23, véspera da votação do projeto. Não tenho informação de que isso realmente vá ocorrer.

Mas já imaginaram um dia sem Google, Facebook ou Twitter?

Podemos estar às portas da primeira guerra digital da história. Mas sem dramas.

Não quero puxar a sardinha pra um lado ou outro. Mas convenhamos: hoje em dia, o controle aos direitos autorais é muito complicado. Em um mundo globalizado, imagine se a lei do Brasil impede alguém de regravar, em japonês, a música que o Michel Teló canta (Ai se eu te pego...)?

E quando se fala em áudio e vídeo, e até livros, distribuídos com alguma moderação pelo Youtube, 4Shared, entre outros... Bem, é um mundo onde as portas estão mais abertas.

E parece que essa SOPA tenta legislar em cima de algo que as grandes corporações, artistas e até grandesu autores já aprenderam a se adaptar. Ou você acha que quem vendia mais MP3 na web, seu Zé da esquina ou o Yahoo! ?

Parece muito mais que o governo quer tentar controlar a web. Só que os políticos usam métodos retrógrados e burocráticos. Algumas vezes, autoritários.

E a nova web, as novas relações humanas, o mundo globalizado, não aceita isso muito bem. 

Que tenhamos mais discussões sobre os direitos - mas que eles cheguem realmente aos donos das obras.

Que os autores possam encontrar novas formas. Quem sabe vender seu livro virtual em parte - um material para a web gratuitamente, outra parte para pagantes exclusivos - com uma chave de acesso.

Depois dessa madrugada, pode ser que muita coisa comece a mudar na internet...

Para acompanhar o caso, recomendo sitas como o olhar digital e a revista exame.

Se quer deixar seu comentário, contribua. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário