Assim como visto na série Pai Rico, Pai Pobre, um livro pode inspirar outros. Sobre assuntos semelhantes. Ou nem tanto. Com autores diferentes. Ou os mesmos.
Enfim, é sempre uma oportunidade de fazer um dinheiro - ou de lançar conteúdo relevante, a depender do caso.
Trago agora os livros da família Freakonomics. Ao todo, verifiquei que existem 8 livros - incluindo os dois originais, Freak e Superfreakonomics.
(Caso você saiba de mais algum, basta deixar um comentário lá embaixo.)
Aqui vão os dois primeiros - os originais, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt. Textos e imagens adaptados dos sites saraiva.com.br e submarino.com.br.

Freakonomics - O lado oculto e inesperado de tudo o que nos afeta.
O livro traz estudos sobre a rotina e os enigmas da vida real. Da trapaça à criminalidade, dos esportes à criação dos filhos. As conclusões viram de cabeça para baixo o senso comum, com dados que parecem inofensivos, mas que instigam perguntas nunca antes feitas. Surge um novo campo de estudo, e o que liga essas histórias é a crença de que o mundo moderno, aparentemente confuso e complicado, não é impenetráfel nem indecifrável. Basta fazer as perguntas certas e pode-se ver as coisas de maneira clara. Uma forma diferente de se observar a nossa sociedade.

Superfreakonomics - O lado oculto do dia a dia.
O livro traz novos insights dos escritores. Depois do primeiro volume de 2005, que chegava a mudar a nossa compreensão de como o mundo funciona e de como nossas decisões são tomadas, esse novo livro traz novas observações sobre a nossa sociedade. Trata-se de um segundo volume feito à moda do primeiro, apenas com novas histórias. Mas sem o "elemento-supresa" que ajudou a popularizar ainda mais o primeiro volume.
Na segunda parte, trarei outros três livros, de autores diferentes, relacionados ao assunto. Fique ligado e acompanhe a Biblioteca do Masca.
Aproveite e deixe seu comentário sobre esses dois livros de negócios depois do bip.
Bip.
ROTINAS, ENIGMAS DA VIDA REAL, TRAPAÇA, CRIMINALIDADE, ESPORTES E CRIAÇÃO DOS FILHOS. Ñ PERDEREI ISSO!
ResponderExcluirTalvez essa seja uma visão um tanto diferente. Mas queira ou não, os livros são interessantes. Tem até um chamado Emotionomics. Você vai ver.
Excluir