sábado, 14 de abril de 2012

Do livro ao link - 8 conselhos para trabalhar em casa.


A editora da revista Inc., Leigh Buchanan, redigiu oito dicas de como trabalhar em casa para o blog Papo de empreendedor, da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Achei o tema interessante. Até porque, eu mesmo enquanto blogueiro faço a maior parte do trabalho de atualizações em casa.

Confira as oito dicas oferecidas por ela. Adaptei algumas, mas a essência e os créditos são todos da sra. Buchanan.

1 - A linguagem é importante. Nunca diga "trabalho em casa". E sim, "meu escritório é em casa". Soa mais profissional. E você sai da lista de parentes e amigos que poderiam vir a te pedir favores. Afinal, para eles, você está em casa.

2. Se vestir para o trabalho pode ajudar. Além de transmitir para você mesmo um aspecto mais sério, permite que você diferencie o momento de lazer do de trabalhar. Claro, varia de pessoa para pessoa. Mas tenha o cuidado de se trocar uma vez de dia ou de noite.

3. Fale com alguém do trabalho pelo menos uma vez ao dia. Melhor, converse com gerentes, para saber da situação geral. Silêncios constantes em casa podem ser relaxantes, mas massantes e até estressantes.

4. Faça coisas úteis durante as pausas. Pode ser lavar a roupa, varrer o chão, ou fazer um exercício. Em casa, a quantidade de pausas pode ser maior. Mas perder o foco pode atrapalhar seu rendimento.

5. Explique aos filhos para não incomodá-lo durante o trabalho. E vale para a família toda. Buchanan até recomenda que, em caso de insistência dos pequenos, seja duro(a) e diga que se não entregar o trabalho, vai perder o emprego e a família vai pra rua. (Radical? Bem, cada família tem seu jeito de agir...)

6. Lembre-se que alguns compromissos podem ser fora do seu horário preferido de trabalho. Portanto, é melhor se basear nos horários em que o mundo exige sua disponibilidade.

7. Tenha um aparelho de telefone só para o trabalho. Diferente daquele usado para e pela a família. Assim, você não corre o risco de uma pessoa desavisada atender. E fazer você passar por uma situação constrangedora.

8. Tenha uma boa cafeteira (se você gosta do pretinho). Vale também para o caso de você gostar de trabalhar durante as madrugadas. Mas cuidado para não exagerar - no trabalho e no café...

Eu aproveitaria para incluir mais dois, por minha conta e risco.

9. Tenha seu próprio terminal de trabalho. Ou um perfil no seu computador, ou até um notebook próprio pessoal. Assim você evita que outras pessoas de sua família tenham acesso a dados que só dizem respeito ao seu emprego. Ou pior, que elas deletem arquivos importantes sem querer.

10. Separe um espaço para ser seu home-office. Vai de cada um, mas você precisa ter um lugar onde irá se concentrar e cuidar de suas demandas. Sem ser perturbado, de preferência.

Espero que essas dicas lhe ajudem. Caso você tenha dúvidas, acesse o link abaixo.


Aproveite e comente essa postagem. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário