segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lições - O Poderoso Chefão Corporativo.


Que o Louis Ferrante não mande seus homens para me pegar... Mas vamos às lições desse livro. São muitas, e pretendo resumí-las ao máximo.

Esse é um livro que vale a pena você tratar como um "guia dos curiosos". E ler um capítulo aleatório por dia. Claro, depois de já ter lido todos eles.

Vamos aos conselhos de Louis Ferrante em O Poderoso Chefão Corporativo. Se quiser ler a resenha do livro, clique aqui.

Organograma da máfia:

- DON - CEO, o "chefão".
- Subchefe - executivo-chefe de operações.
- Consigliere - espécie de conselheiro, ou consultor jurídico.
- Capos - diretores
- Soldados - "chão de fábrica", cumprem a maior parte das ordens.

Visões de Ferrante do mundo:

"Depois de reavaliar minha visão de sociedade 'legal', descobri que minha nova turma era muito parecida com a velha (a máfia), menos violenta, mas, às vezes, mais astuciosa" (p. 17)

"Em toda construção de Nova York, um milhão de pequenas corrupções acontecem por trás do acúmulo de terra, todas elas dignas de manchetes. Porém, entre sussurros e entregas de envelopes, outro arranha-céu se ergue em Manhattan (...) em grande parte, pelo trabalho duro de imigrantes - sob a liderança secreta da Cosa Nostra (outro nome da máfia)" (p.31)

"Maquiavel nos orienta a ganhar e manter a supremacia recorrendo a todos os meios, mas diz que não existe nada como a justiça, a honra ou a integridade, e que a moralidade não deveria interferir nas negociações (...) Mas Maquiavel se esqueceu de abordar essa pequena questão chamada carma." (p.231)


"(...) eu mesmo tive um poder considerável nas mãos; minhas experiências provam que existem consequências indiscutíveis de nossos atos e ações. Ao omitir esse fato central, Maquiavel pode ser responsável pelas grandes fortunas de uma dúzia de homens e mulheres completamente alheios ao bem estar dos outros (...)" (p.231)


" Seja um rolinho de primavera. Tenha metas verdadeiras. Trate as pessoas com dignidade. E lute para fazer do mundo um lugar melhor. Garanto que é possível fazer isso e ficar rico ao mesmo tempo, pois a riqueza sem sabedoria não serve para nada" (p. 232)

Apresentarei as lições do livro em três partes - para soldado, capo e don. Como Ferrante faz na divisão dos capítulos.

E aí, o que achou? Aproveite e deixe seu comentário depois do bip.

Bip.

Um comentário: