domingo, 22 de abril de 2012

Do livro ao vídeo - campanhas de marketing Coca-cola.

Não é de hoje que os caras da Coca-cola fazem dela uma das marcas mais lembradas do mundo. 

E quando a gente vê campanhas como essas aqui, dá pra entender que são boas ideias e muito trabalho - mais até do que dinheiro.

Veja por exemplo essa, dica da mercadóloga e gestora da empresa Carballo Faro, Gisele Padovan. Uma campanha realizada na Austrália.


A ideia é inserir jovens australianos, depois que uma campanha descobriu que 50% deles nunca tinham provado uma Coca-cola. Então, que tal fazer eles se refletirem no produto?

Bastava colocar o nome nos rótulos, e chamá-los para protagonizar a campanha de marketing da empresa. Os resultados, como o vídeo mostram, foram surpreendentes.

Assim como os da máquina da amizade abaixo, o meu favorito.


Campanha simples, mas com significado profundo. Uma máquina gigante permitia que as pessoas pagassem por uma, e levassem duas Cocas. 

Mas, para isso, precisariam se ajudar. "Dar pezinho", erguer o outro, até alcançar o botão. E aí está o significado do nome friendship machine, ou máquina da amizade.

Resultados: 800 refrigerantes vendidos em 9 hores - mais de 1000% a mais que numa máquina normal. Isso em 7 países onde ela foi instalada.

A Coca-cola inova. E cria campanhas sensacionais. Sem deixar de ser o que é, e marcando os corações das pessoas.

Quer outro exemplo? 


A propósito, aproveite e deixe sua opinião. Com um comentário, depois do bip.

Bip.

4 comentários:

  1. Algumas marcas consolidadas caem no erro de não investir em ações criativas que mantenham seu nome na mente das pessoas. A Coca-Cola não tem preguiça de inovar e o resultado é, mais do que ter resultado nas vendas, ocupar um espaço afetivo no universo do consumidor final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela realmente consegue. E o segredo é acreditar e vender a ideia. Mais até do que necessariamente o dinheiro.

      Excluir
  2. A marca não se resume em campanhas e ações promocionais, a proposta que a mesma apresenta é um ambiente mais positivo para as pessoas em prol de um mundo melhor.

    VIVA O LADO COCA-COLA DA VIDA !

    Atenciosamente,

    Silvio Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Sílvio, claro que nem vou comentar o quão orgulhoso você se sente por trabalhar exatamente lá. Forte abraço e obrigado pela visita. Volte sempre.

      Excluir