quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Livros - Harvard Business Review

Essa é a primeira, de quatro partes, sobre os livros da coleção Harvard Business Review. Uma série de artigos publicados em 13 livros. Eles tratam principalmente de temas como liderança, planejamento, estratégia, gestão e formas de melhoramento da cadeia produtiva.

(Por sinal, adquiri a coleção numa promoção por 99 reais - quando o preço real seria de mais de 300 reais.)

Vamos então aos primeiros títulos. Todos os livros possuem artigos de diversos autores.


Decisões mais inteligentes
On Making Smarter Decisions

As decisões são a moeda circulante no mundo dos negócios. Por mais que o planejamento e a estratégia possam servir de guia, são nossas escolhas - certas ou erradas. E elas mostram o caminho que seguimos, e nos apresentam lições sobre o futuro. Nesse livro, os artigos querem te colocar para decidir - e não apenas fazer planos. E como nossas emoções podem influir - mas jamais guiar totalmente - as nossas decisões. Sob pena de fazermos escolhas menos inteligentes.


Liderança Inovadora
On Leading Through Change

Uma nova liderança passa sempre por problemas. Seja de orientação, resistência dos funcionários, entre outros obstáculos intimidadores. Mas é aí que pode estar também o segredo para o sucesso do negócio. Principalmente se a empresa enfrentar problemas de crise, ou mesmo mudanças radicais na estrutura interna e na cultura de trabalho. Uma liderança inovadora faz a diferença. Esse livro traz artigos de autores como Ram Charam (Know-how, Execução) e W. Cham Kim (A estratégia do oceano azul).


Renovação da Estratégia
On Strategic Renewal

Até mesmo as empresas mais bem posicionadas podem descobrir que a própria estratégia está obsoleta, ultrapassada, ou que gera retornos cada vez menores. A ideia do livro, então, é mostrar como empresas bem-sucedidas podem se adaptar a mudanças e se posicionar, para assegurar que a própria perspectiva estratégica faça com que ela mantenha o rumo no mercado.



Se você já leu, ou se interessou por algum desses livros, deixe seu comentário logo abaixo.

Aqui, depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário