quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Livro de administração - Empreendedorismo na internet

Esse livro me chamou a atenção enquanto li - durante o carnaval - por ser rápido, direto, e com vários exemplos. Apesar de, em alguns momentos, limitado.

Empreendedorismo na Internet (2010), de Dailton Felipini, é um livro que traz dicas sobre como você deve começar um negócio na internet.

Ou como aproveitar o filão da grande rede para potencializar o mercado que o seu negócio pretende atingir.

É uma obra de leitura rápida e fácil - menos de 200 páginas. E que traz uma introdução de como se deve pensar um negócio na grande rede - inclusive com a sugestão de se fazer um mini-plano de negócios.

Em seguida - e essa é uma parte interessante - Felipini explica como você pode buscar dados sobre palavras-chave que interessem aos seus futuros clientes. E ao seu negócio.

Para quem não sabe, para se faturar dinheiro com publicidade na web, são usadas essas palavras-chave. Elas podem ser pesquisadas pela ferramenta do google, o Adwords.


Achei bacana o autor ter colocado formas de comparar os dados de buscas feitas pelas pessoas via Google, com o quanto é pago por elas no Adwords. Parece simplória, mas é uma análise válida.

Principalmente quando você não tem qualquer referência do mercado web.


Mas faltou explorar um pouco mais isso. O leitor precisa ter em mente que essa é uma análise inicial. Ela não pode nortear todo o seu negócio.

Imagine se você tomar como base unicamente o custo por clique, associado às buscas feitas e às palavras-chave como forma de se faturar na web? Ora, é aí que o mercado te pega de jeito.

É preciso buscar sites de concorrentes. Avaliar o que eles fazem, como fazem. Se for o caso, ir a sites como EuTestei.com, em que pessoas narram suas experiências. E até no procon, pra saber quais os problemas na área, para não cometer os mesmos erros.

O e-commerce tem ficado bem mais complexo nos últimos anos, e esse consumidor não pode ser subestimado.

Isso não desmerece a obra. Longe disso. Mas prefira tratar esse livro como uma introdução a sua busca por conhecimento na área.

O livro aliás traz uma sessão interessante, com 50 ideias de negócios, e outros 50 temas para sites/blogs. Vale a pena dar uma olhadinha.

Mas lembro: como uma introdução na sua busca por ganhar dinheiro com a web.

Se você quer comentar o assunto, faça isso depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário