quinta-feira, 8 de março de 2012

Livros - Especial mulheres e os negócios.

8 de Março, dia internacional da mulher. Clichê ou não, claro que não podia deixar passar em branco. Então, aqui vai um post especial para todas elas. 

Principalmente as que vencem preconceitos e obtêm sucesso no mundo dos negócios.

(Uma observação: não sou a favor de "dia da mulher", porque acho que todos os dias são delas. Claro que pelo histórico de lutas, a data é válida. Mas pra mim temos que comemorar a presença delas todos os dias.)

Então, aqui vai meu presente. Alguns livros para mulheres de negócios. 

As imagens e textos são adaptados dos sites submarino.com e saraiva.com


Mulheres boazinhas não enriquecem
Lois P. Frankel

O título já chama a atenção, e a proposta do livro é quebrar paradigmas. A mulher deve buscar a independência financeira, mas formas de pensar e comportamentos de criação de muitas moças podem atrapalhá-las no momento de ir atrás do sucesso. Com abordagem bem humorada, o livro mostra como os vícios da beleza e ostentação atrapalham no caminho do enriquecimento da mulher. Além de formas de como a mulher pode trilhar o caminho da riqueza.





As mulheres e o dinheiro
Suze Orman (versão comentada por Gustavo Cerbasi)

Esse livro é um marco na análise da vida financeira feminina. A autora examina o relacionamento delicado que muitas mulheres têm com o próprio dinheiro. Ela apresenta então formas de permitir à mulher associar a consciência emocional ao conhecimento de finanças, para superar as barreiras que impedem-nas de aproveitar melhor o suado dinheiro que ganham.



Mulheres inteligentes jogam para ganhar
Ivanka Trump

Filha de um dos homens mais ricos do mundo, Donald Trump, a autora desse livro conta como desenvolveu os segredos do pai. As formas e maneiras que ela aprendeu de confiar nos instintos e nos insights, além de escapar de algumas armadilhas dos filhos de ricaços - festas de arromba, abusos de comportamento, entre outros. Ela divide com os leitores ainda tudo aquilo que obteve em grandes redes de educação financeira.



Oprah: Uma biografia
Kitty Kelley

Uma menina negra, pobre, nascida no sul dos Estados Unidos e que poderia sofrer com traumas pelo preconceito racial e abusos sexuais. Mas que decidiu lutar pelo que acredita, e se tornou uma das personalidades mais célebres dos Estados Unidos - e do mundo. Oprah Winfrey virou o jogo. E esse livro conta a história de como ela não só revolucionou a TV, como também entrou para a lista Forbes de maiores milionários, e é um exemplo de filantropia no planeta.


Womenomics
Claire Shipman & Katty Kay

Nesse livro, as autoras afirmam que depois de décadas de tentativas para se equiparar aos homens no mundo do trabalho, as mulheres ganharam respeito. Hoje, elas comandam ambientes de trabalho. Influenciam sensivelmente na decisão de compra das famílias. E tem mudado o jogo mesmo em alguns ambientes machistas ainda existentes. Um livro que inspira as mulheres a buscarem suas próprias revoluções femininas nas vidas pessoal e profissional.



Comentem, mulheres. O dia, e o post, é para vocês. Façam isso depois do bip.

Bip.

2 comentários:

  1. ÓTIMO POST! Pelo que vi das sinopses, acho que boa parte destas dicas gira em torno da questão econômica, do finanhceiro, do dinheiro, mesmo. São ótimas dicas, mas, há algum que você recomende para as mulheres e que seja voltado para a questão da liderança? De assumir maiores posições, se impor e desenvolver um perfil de líder?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, existem alguns. Tente "Mulheres lideram melhor que homens", de Lois P. Frankel. Ou "Mulheres ambiciosas ganham mais", de Debra Condren. Mas veja o índice dos dois antes, para saber se os assuntos lhe interessam mesmo. Beijos.

      Excluir