quarta-feira, 28 de março de 2012

Os novos livros das férias

Tive ótimos dias de férias. Conheci as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e São José da Lapa-MG.

Fiquei apaixonado pela primeira. Possui todas as qualidades de Aracaju - menos de 400 mil habitantes, trânsito menos engarrafado, limpa, com custo de vida um pouco menor que Salvador.

Vila Velha tem pontos históricos e turísticos maravilhosos. E é do lado de Vitória. 

Já em São José da Lapa, na grande BH, fui ver meu sobrinho Arthur, com 3 anos. Um grande fã do Relâmpago McQueen, do filme Carros.

Claro que dei uma passeada, esfriei a cabeça antes de retornar ao trabalho na TV Band Bahia, e comprei livros de negócios. Quatro ao todo. Abaixo, uma breve descrição deles.


O melhor da análise técnica de ações.
Marcelo Piazza

Eu já tinha lido outro livro do Marcelo Piazza - Bem vindo à Bolsa de Valores. E gostei. Piazza consegue, em poucas linhas, deixar o leitor a par de todos os riscos que o mercado de ações envolve. Claro que também traz as dicas para não perder - antes mesmo de pensar em ganhar. Nesse livro, ele ensina como interpretar gráficos de preços para obter sucesso na compra e venda de ações. Admito que tenho lido mais sobre a chamada análise fundamentalista da Bolsa. Mas quem sabe essa outra forma de ver o mercado não abre novos horizontes?


Richard Branson Virgin King.
Tim Jackson

Já li outro livro sobre o modelo de gestão de Richard Branson, o dono da Virgin, um dos maiores impérios dos negócios no mundo. Comprei esse aqui num sebo em Vitória-ES. Pretendo me aprofundar ainda mais na história desse milionário excêntrico. Mas que sabe como poucos barganhar, além de ter um espírito para desafiar peixes muito maiores do que ele no mercado. E tudo começou com a venda de discos por reembolso postal...


O Poderoso Chefão Corporativo.
Louis Ferrante

Esse livro é tão interessante que comprei, folheei, não consegui parar de ler e finalizei. Um livro rápido que vai lhe consumir uma ou duas tardes. Mas que traz dicas muito interessantes. Ferrante é ex-mafioso, passou 12 anos preso, onde descobriu a paixão pelos livros. Aprendeu ali mesmo a escrever como os grandes, e lançou um livro que contava a radiografia da máfia nos EUA. Afirma que nunca dedurou nenhum ex-colega. Já no livro ao lado, traz conselhos que aprendeu com a Cosa Nostra (o outro nome da máfia), que se aplicam ao mundo corporativo.


10 mandamentos para fracassar nos negócios.
Donald R. Keough

Um livro que parece simples, mas sintetiza dez poderosos ensinamentos sobre como você pode afundar no mundo dos negócios. Se quiser. Entre eles, ser inflexível. Burocrático. Achar-se infalível. Não se comunicar corretamente. São apenas quatro das dez dicas que ele traz no livro. E em menos de duzentas páginas. Provando que não é preciso fazer rodeios nem dizer demais, apenas falar o básico e na língua que todos entendemos.



O que achou? Logo eles estarão com resenhas e até lições aprendidas aqui, na Biblioteca do Masca.

Aproveite para deixar sua crítica, dúvida ou sugestão para o blog. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário