quinta-feira, 1 de março de 2012

Lições - Investimentos a prova de crise parte 2

Bem, vamos à segunda e última parte das lições aprendidas com o livro do professor Marcos Silvestre.

Para ver a primeira parte, clique aqui.

Na segunda parte, destaco o plano da virada, proposto pelo professor Marcos Silvestre. Dez lições para que você possa realizar os seus sonhos financeiros.

Inclusive no website dele há mais dicas e informações sobre como fazer isso. Acesse www.oplanodavirada.com.br.

Bem, vamos às 10 lições.

1. Atribua um preço realista ao seu sonho.

Não adianta você ter um objetivo se você nem sabe o quanto vai custar de tempo, suor e dinheiro para obtê-lo. E apesar de parecer óbvio, muita gente esquece de precificar até uma reforma antes de realizá-la. Uma boa pesquisa de mercado resolve a questão.

2. Determine um prazo realista para realizar o sonho.

O sacrifício envolve dinheiro... E tempo. Tenha em mente por quanto tempo vai ser necessário disciplinar seus gastos e poupar todo mês para concretizar seus objetivos. Por exemplo, um apartamento de 240 mil, a ser pago em 10 anos, custaria 24 mil por ano, ou 2 mil reais/mês.

3. Corrija o valor do seu sonho de acordo com a inflação.

Muita gente esquece dela, mas ela não te deixa. Estimar a inflação pode ser o diferencial para antecipar ou retardar seu sonho. Aí vai ter quem diga "mas não temos como prever altas nos preços". Bem, considerando que o país vai economicamente bem, que as perspectivas são boas para os próximos anos, podemos estimar uma média de 0,5% ao mês - ou 6,17% ao ano - acima inclusive do recomendável em análises, que é de 0,4% ao mês.

4. Pesquise as melhores aplicações financeiras.

Verificar a aplicação que melhor se adeque ao seu perfil e ao seu sonho é fundamental. Pense num investimento não como dinheiro parado, mas como um gasto postergado. Títulos do tesouro, ações, ou até fundos de ações podem ser uma boa solução para antecipar seus objetivos.

5. Calcule o esforço mensal necessário.

Ao saber o preço, estimar o tempo necessário para realizar o sonho, e corrigir com a inflação, falta só ver quanto é necessário investir. Com base, é claro, no rendimento da aplicação que você escolher. Em uma boa corretora de ações você consegue essas informações na hora de investir.

6. Compare a via da dívida com a alternativa de cada aplicação.

Para reforçar seu interesse em investir primeiro, antes de gastar, faça as contas. Veja quanto mais você gastará se recorrer ao caminho da dívida. Lembrando: mais tempo de pagamento e maior taxa é igual a mais dinheiro que deixa seu bolso.

7. Compare as aplicações, e priorize o dinamismo.

Você não vai mudar de vez e começar a investir tudo o que ganha em ações. Mas prefira aplicações mais dinâmicas, para que elas lhe ofereçam lucros diferenciados - como títulos do tesouro e ações de boas empresas (blue chips).

8. Ajuste seu plano e encaixe-o em seu orçamento.

Não dá pra deixar de viver só para poupar. Então, faça adequações. Economize mais, gaste menos, evite dívidas desnecessárias. É o caminho do enriquecimento.

9. Trace um plano específico para cada sonho.

Se você quer ter um carro, um apartamento, viajar para Paris, para cada um desses sonhos vale um plano de investimentos. Nada de confundir as bolas, e depois se lamentar porque gastou um dinheiro com A, que deveria ser de B.

10. Acompanhe e monitore seus sonhos.

Controle em qualquer estratégia é fundamental. Então, não esqueça de monitorar seus sucessos. E fazer as correções de rota necessárias.

Embora não concorde plenamente com a ordem dos 10 tópicos - acho que o 5 e o 6 devem vir antes do 4 - preferi deixá-los na ordem em que li no livro do professor Marcos Silvestre.

Se você quer comentar esse post, por favor, faça isso abaixo. Depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário