sábado, 1 de outubro de 2011

Livro de comunicação - De cara com a mídia.


Imagem: sebodomessias.com.br
Como sou jornalista, vejo cenas diferentes todos os dias. Acompanhar os fatos é divertido. As vezes, tenso e até perigoso. Mas as vezes acham que nós, da imprensa é que somos o verdadeiro perigo.

Acho que não viram isso em nenhum livro. Mas há empresários que sempre sentem muito receio quando um jornalista aparece para questioná-los. 

Se eles estiverem enfrentando alguma crise, então...

De Cara com a Mídia, livro do jornalista Francisco Viana, fala sobre a importância desses empresários interagirem, sim, com os jornalistas. E também nos momentos em que os problemas aparecem.

Ele trata da relação entre jornalistas e empresários - que nem sempre é tranquila. Apresenta as atribuições de cada um, e como em alguns momentos, o empresariado teme algo que deveria ser seu maior aliado. Em especial nas crises.


Por exemplo, um acidente químico que atinge um vilarejo. A empresa responsável pelos produtos terá de responder pelo ocorrido. E qual a melhor forma de dar a primeira resposta?

Qualquer livro que você leia sobre mediatraining - o treino para lidar com meios de comunicação - vai lhe dizer para buscar os jornais e emissoras de rádio e TV desde o primeiro momento. Estar disponível, garantir o auxílio às famílias. E tentar dar respostas sobre o ocorrido o mais rápido possível.


Nessas horas, não dá pra economizar. Até para não arranhar ainda mais a imagem do grupo. Palavras do autor: "O silêncio é tudo que os adversários da empresa precisam para ganhar terreno à frente dela."

No livro, Viana acredita que, apesar de desempenharem funções diferentes, empresários e jornalistas precisam estar unidos no objetivo de construir o desenvolvimento e promover a justiça social.

Gostei muito das partes em que ele fala sobre as diferentes crises que uma empresa pode enfrentar. O livro traz ainda os guias do cotidiano, importantes para inteirar o empresariado e os jornalistas iniciantes sobre os termos da profissão.


Leitura interessante para empresários e jornalistas. Afinal, é melhor quando eles se respeitam. Isso mesmo, porque se entenderem, aí, é outra história... Pergunte a qualquer um.

Aproveite para deixar seu comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário