quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Livro de negócios - Como as gigantes caem.

Imagem: Submarino.com
Quando eu leio algumas revistas do mundo dos negócios, fico impressionado. São tantos bons exemplos. Tantas pessoas que cresceram ao começar a empreender. Parece até que sempre que você inicia um negócio, tem tudo para dar certo.

Mas cadê os maus exemplos? Ou talvez o termo não seja esse. O mais correto seria dizer, 'e aqueles que fracassam?' Também não devem ser lembrados.

Como as Gigantes Caem (How the Mighty Fall, 2010) é o resultado de um estudo do consagrado autor Jim Collins, sobre a saga das grandes empresas. Dessa vez, ele mostra o lado negro - que os autores insistem em esquecer. O que leva gigantes do mercado a cair, rápida e vertiginosamente.

É como um ciclo. E tudo começa com o sucesso.


No livro de Collins, primeiro, quem gere as empresas começa a ficar meio metido com os resultados. A confiança exagerada leva a apostas altas, em riscos acima da capacidade.

Começam a surgir problemas. Que são ignorados, ah, deixa pra lá, não é? Não está tudo bem?

Não, não está. E ao ignorar sem resolver, as crises começam a ficar mais contundentes. A culpa é colocada nos outros, é mais fácil, não? Errar é humano, colocar a culpa nos outros então, nem se fala... 

Os resultados negativos exigem medidas desesperadas. Será?

Bom, é o que as empresas buscam. E ao achar que o resultado será rápido, apostam em líderes de fora, que nem sempre conhecem os valores do grupo. Querer achar uma solução veloz. São cobrados para isso.

E aqui, as reservas começam a se esvair. Logo a empresa perde caixa. E sem condição de pagar as próprias calças, deixa de existir. Ou tem sua parte vendida antes desse final.


Mais importante que o momento da queda, no livro de Collins está também a opção de se buscar uma solução dentro. Na empresa. Na retomada dos valores que a fizeram crescer. Até a inovação tão falada nos dias atuais deve ser vista com cuidado.

Leitura mais do que recomendada. Afinal, melhor que aquilo que dá certo, saber onde os outros já erraram é o primeiro passo para conseguirmos desviar dos mesmos buracos.

Isso é, se quisermos...

Para quem não conhece, Collins é só um dos mais conceituados autores do mundo dos negócios. São dele grandes livros como Feitas para Durar - sobre a sobrevivência de algumas empresas gigantes. E Good to Great - Empresas Feitas para Vencer, best-seller que narra as estratégias das empresas com o DNA vencedor.

Esses dois devem chegar aqui em casa ainda essa semana. Assim que estiverem na área, posto a foto aqui.

Enquanto isso, deixe uma crítica ou comentário depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário