sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Livro - A revolução das mídias sociais.

Imagem: submarino.com
Se hoje gosto tanto e me interesso por marketing digital, esse cara é um dos culpados...

André Telles, autor do livro A revolução das mídias sociais (M.Books, 2010), apresenta esse mundo do social media aos interessados na área. Não a toa, foi o primeiro livro que li sobre o assunto. Por ser um dos mais simples e diretos.

O mais legal é que ele traz uma infinidade de redes e espaços de interação na internet. Funciona mais como isso, um grande catálogo no assunto.

No livro, Telles tem seus méritos. Como a maioria dos interessados hoje em dia desenvolve as estratégias em comunidades como Facebook, Twitter e Youtube, ele dá um foco especial para essas e outras páginas.

Mas não se limita a isso. A obra traz uma gama imensa de espaços de interação social, com diferentes usos e que pipocam a todo momento na web. 


Entre elas, o .Ning - onde você pode criar uma comunidade fechada para sua empresa. Ou o SlideShare - para os interessados em expor os trabalhos em Power point. E ainda, o Digg e o Del.icio.us, Ferramentas do tipo agregadoras de conteúdo. 

Apesar disso, ele ressalta que não se pode esquecer que a palavra mais importante é o marketing. A parte digital é mais uma ferramenta para profissionais interessados na área. 

Não dá pra negar que o livro mais apresenta do que desenvolve. Mostra muitas das utilidades, e pouco sobre as estratégias. Nesse ponto, há outras obras que desenvolvem melhor um grupo menor de ferramentas. E estratégias mais eficientes.

Alguns dos comandos que ele propõe no livro nem sempre funcionam. Ou não funcionaram comigo. Em alguns momentos também, ele supõe conteúdos que os leitores nem sempre têm, ou foram apresentados na obra.

Apesar disso, é muito bacana enquanto leitura inicial para os interessados na área. Inclusive por trazer cases, como o do Obama e o do Oscar Filho, apresentador do CQC da TV Band.

E é aquela história: as possibilidades são diversas. Use as que achar mais apropriadas a você e ao seu momento.


Se você já leu, se não leu, se gostou do texto, ou não, comente. Deixe um recadinho depois do bip.

Bip.

2 comentários:

  1. Oi Lucas!
    Parabéns pela iniciativa deste blog. Os conteúdos são interessantes e os textos bem escritos. As resenhas e sugestões dos livros nos dão já indicativos se valem a pena ou se interessam a nosso campo de pesquisa/interesse. Continue perseverante na busca por novas obras e na divulgação do seu blog. Já passei por aqui outras vezes, mas dessa vez resolvi deixar o meu recado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sou eu quem agradeço, Patrícia. Quando não gostar de algo, pode comentar também. A ideia da biblioteca é crescer, e aceitamos contribuições. A propósito, você também pode deixar seu e-mail, ou assinar a biblioteca para recebê-la por lá. Fique a vontade, o espaço é seu. Obrigado pela força!

    ResponderExcluir