quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Livro - Como acabar com sua empresa em apenas 140 caracteres

Fonte: andrevarga.blogspot.com
Desde que eu li Como as gigantes caem (análise aqui, e lições aprendidas aqui), passei a me interessar por livros que contam como fracassar. A partir de cases com falhas de percurso, podemos traçar um caminho que evite os problemas.

Foi daí que decidi comprar e ler uma obra pequena - 153 páginas - sobre o Twitter. O microblog mais famoso da internet, e que já possui milhares de seguidos, seguidores, aplicativos relacionados, enfim. Que é, também, um dos maiores geradores de polêmicas da atualidade.

Se alguém do alto escalão de uma empresa, do governo, time de futebol ou meio artístico vai falar uma besteira, em geral, escolhe o Twitter pra fazê-lo. E, normalmente, da maneira mais bestial possível...

O erro mais comum é achar que o Twitter é um bate-papo fechado, como o Msn ou o saudoso Icq. Ou que dá pra corrigir alguma besteira digitada, bastando apenas retirar o post do ar.

Isso depois de metade dos seguidores já ter feito um print screen da página em questão, divulgado em outras redes e até a imprensa ter divulgado...

Como acabar com sua empresa em apenas 140 caracteres (Novatec, 2011), da publicitária Carolina Lima, alerta para alguns dos erros mais comuns no microblog. Embora traga o assunto de maneira resumida, dá pra ter uma noção do estrago que o mau uso do Twitter pode causar à imagem de uma empresa.

Junto aos cases negativos da Renault, Locaweb e Nissan, o livro é interessante por listar vários aplicativos relacionados ao Twitter. E que podem ajudar na experiência do usuário. 

Nesse ponto, lembra até A revolução das mídias sociais (mais sobre esse livro aqui), na listagem das soluções, mas sem explorá-las a fundo.

De resto, é uma leitura rápida para que não têm muito tempo para estudar o assunto. Mas que apresenta tudo bem por cima.

Mas é um bom começo.

Se você já leu, ou quer saber mais, por favor, comente. Logo depois do bip.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário