domingo, 20 de novembro de 2011

Livros - Dia da Consciência Negra no Brasil.

Martin Luther King. Mahatma Gandhi. Barack Obama. Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal brasileiro.

Afrodescendentes de sucesso. Política, direitos humanos, justiça, são os campos onde eles atuam.

Na música, nos esportes, em diversas áreas eles se destacam. Mas e nos livros de negócios?

Olha, não foi muito fácil achar autores. Mais porque eu preciso ler mais, do que pela inexistência dos mesmos.

Assim, para aproveitar esse dia da consciência negra, 20 de novembro, aqui vão algumas dicas de livros. De autores e pessoas afrodescendentes de sucesso no mundo.


Da diáspora: identidades e mediações culturais – Stuart Hall

Excelente autor sobre os estudos culturais na área de comunicação. Hall, nesse livro, trata de questões que ajudam a balizar esses estudos da cultura – focados principalmente na noção da importância do contexto em que se vive para analisar o pensamento e a forma como se desenvolve a comunicação. Obrigatório para teóricos e estudantes da área.





Um apelo à consciência: Os melhores discursos de Martin Luther King, um – Reunidos por Claybone Carson.

Ao acompanharem o discurso de posse do presidente dos EUA, Barack Obama, muitos se emocionaram com as palavras do primeiro negro a comandar a nação mais poderosa do planeta. Mas antes dele houve um homem, com menos poder, mas um sonho, e discursos poderosos. Sempre pela paz, ele influenciou toda uma geração. Em um momento onde o preconceito racial era ainda mais forte do que hoje. Recomendado para os futuros oradores.


O DNA de sua Marca pessoal – Hubert Rampersad

Uma excelente obra de um autor afrodescendente para quem pretende desenvolver a própria marca pessoal. Hubert Rampersad guia o leitor para fazê-lo entender formas de desenvolver e comunicar a marca pessoal que temos. A ideia é transformar uma identidade externa em algo concreto e possível de ser feito. Mercadólogos, essa é pra vocês.



A cabeça de Barack Obama – Sasha Abramsky

Não podia faltar algum livro sobre o Obama. Além de presidente da mais rica nação do planeta, ele é também uma figura da cultura pop, e já recebeu até o prêmio Nobel da paz. Para entender o fascínio que esse homem conseguiu, para ascender ao poder, Sasha Abramsky entrevista quase cem pessoas, que conviveram com, e ajudaram a moldar o homem Barack Obama.




Se você já leu algum desses livros, ou têm outras obras relacionadas a autores negros que gostaria de dividir, por favor, fique à vontade e comente.

Depois do Bip, é claro.

E viva o dia da consciência negra no Brasil!

Em tempo: Textos e imagens: elixirdosaber.blogspot.com e submarino.com.br.

Bip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário