segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bienal do livro em Salvador - ahn...


Nesse fim de semana fui à Bienal do livro, que aconteceu em Salvador. Pra variar, comprei vários volumes, principalmente no estande do Senac. Depois vou postar em uma sessão "novas aquisições". Era lá, aliás, um dos poucos onde pude encontrar literatura de negócios.

A entrada para a feira era convidativo. 4 reais a inteira, 2 a meia entrada. Lá dentro, muito mais crianças do que eu esperava. Eram muitos espaços para os baixinhos. Cordel, leituras, brincadeiras, sem contar o bando de editoras que levaram um monte de revistas pôsteres, e tudo o mais.

Aliás, eram vários estantes SÓ com isso. Caça-níquel mesmo. Livro? Ah, isso é coisa de adulto...

Enquanto passeava, percebi que os estandes das livrarias, como a LDM, não diferenciavam os livros por  segmento. E sim, por editora. O que dificulta um bocado a busca.

Imagine percorrer 10 prateleiras pra encontrar um livro sobre gestão, ou negócios. Mais uma vez, o único estande que caprichou nesse sentido foi o do SENAC. Lá, aliás, só havia livros de segmentos de negócios.

Pior eram aqueles que sequer separavam. E tentavam ganhar clientes com livros entre 5 e 10 reais.

Haja paciência pra procurar. E pior, muito material vendido a preço de banana, vários de qualidade duvidosa. Era preciso garimpar um bocado pra achar algo que servisse.

Mas onde estavam os livros de negócios? Só no SENAC? Espera, então não havia nenhum estande de editoras específicas para isso? NOVATEC, Help!

É, parece que a área não faz tanto sucesso assim...

Mas serviu para pensar em algumas ideias e estratégias, para feiras futuras. Principalmente porque um dia espero ter um estande da Biblioteca do Masca em uma Bienal. Por que não?

Quem sabe uma parceria com alguma editora. Ou uma livraria. Por exemplo, a parte de negócios seria a Biblioteca do Masca. Pensem nisso, editoras!

Enfim, let's think! E se houver sugestões, por favor, não se façam de rogados. Comentem!

Depois do bip.

Bip.

Um comentário:

  1. Masca,

    Estou aqui justamente pensando se faço um post falando mal dessa bienal. Uma grande (enorme, melhor) decepção. E aproveito, deixo a seguinte sugestão: quando você for fazer sua editora, não chama de Biblioteca do Masca, não. Chama de Mascate.

    ResponderExcluir