segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Trabalhe para realizar seus objetivos

Foto: Corbis

Já assisti duas vezes e não me canso das piadas de How I met your mother. Para mim, entre os famosos "sitcons" americanos - os populares seriados de comédia enlatados, com aqueles sacos de risadas ao fundo - é o melhor.

Mas antes que você imagine ser este um post sobre a série, apenas vou me ater a um trecho dela.

É uma cena que acontece na última temporada, portanto não vou identificar os personagens, para evitar spoilers. Apenas  direi que não são os principais - embora um deles tenha grande relevância na história e passava por um momento difícil, sem saber o que fazer da vida.

Quantos de nós não vivem, viveram ou conhecem alguém que passa por isso? "O que faço da minha vida"? "Será esse mesmo o caminho que quero seguir"? "Algo está faltando em mim, mas não sei o que é".

Tantas questões parecidas. Esse personagem B passava por um desses momentos. Eis que o outro, A, ensina uma lição sobre sonhos que todos já ouvimos de alguma forma. Só que não a praticamos.

No momento de dúvida de 'B',o personagem 'A' pergunta qual é o grande sonho da vida do outro. Ao ouvir a resposta - e poderia ter sido qualquer uma - ele dá o veredito definitivo.

"Então, a partir de agora, tudo o que você fizer da sua vida deve ser para atingir esse objetivo".

Tragados pelo cotidiano e seu rol de demandas - ganhar dinheiro, pagar contas, cuidar dos entes queridos, comer, trabalhar - muitas vezes deixamos de lado nossos sonhos mais íntimos.

Somos seres movidos pelo raciocínio, mas pouco o utilizamos para alcançar as nossas paixões. Aqueles que conseguem fazê-lo, em geral, são pessoas que satisfazem seus interesses. Ou estão em constante movimento para torná-los realidade. E também estão satisfeitos.

Nada dá mais prazer do que alcançar um objetivo. Seja ele qual for. 

Casar. Arrumar um emprego na área desejada. Abrir o próprio negócio. Comprar o primeiro carro ou casa. Conseguir um aumento. Conquistar a pessoa amada.

Tudo bem, você pode até não ser movido por desafios e ainda assim estar satisfeito. Ter paz de espírito com isso. Não há problema algum.

Para aqueles que não sabem o que é isso porque são constantemente bombardeados com as perguntas do quarto parágrafo deste texto, a dica do personagem de How I met your mother é um norte.

"Então, a partir de agora, tudo o que você fizer da sua vida deve ser para atingir esse objetivo".

Coloque isso como o principal guia de suas tarefas diárias. Ainda que seu trabalho hoje não lhe permita coincidir com os objetivos, tenha em mente que o trabalho desempenhado hoje deve ser para realizar aquele sonho maior.

Por exemplo, se a sua maior aspiração é ter sua própria loja, estude sobre isso. Pergunte a outros que têm um estabelecimento comercial como eles fizeram. Pesquise e se informe sobre alternativas de financiamento.

"Ah, mas não dá tempo, tenho que trabalhar para alimentar minha família". Todos temos que fazer isso. Pense em formas de usar seu tempo livre. Se necessário, fique uma hora a mais acordado. O sonho valerá o esforço. Ou seja, pense!

O sonho, o objetivo, o nosso desejo. Existe combustível maior do que esse?

Para não esquecer: "a partir de agora, tudo o que você fizer da sua vida deve ser para atingir esse objetivo".

O que você está esperando?

Se gostou do texto, odiou ou quer dar uma opinião a respeito, por favor, deixe seu comentário abaixo depois do bip.

Bip.

Um comentário:

  1. Texto leve, reflexivo e animador! Dá vontade de sair tomando todas as atitudes para buscar meu objetivo. Obrigada pela "sacudida". :)

    ResponderExcluir