quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Livro - A Magia

Imagem: Submarino.com
Embora eu trate bastante aqui no blog sobre livros de negócios, abrirei o leque para tratar de uma obra de auto-ajuda. A Magia, de Rhonda Byrne.

Mesmo grandes livros como "Quem pensa, enriquece" do mestre Napoleon Hill e outros autores da área consideram a mentalidade positiva como algo capaz de ser um motor de mudanças na vida das pessoas.

Portanto, se você é daqueles que têm preconceito contra livros de auto-ajuda, peço que baixe suas defesas. Principalmente se as coisas não estiverem muito certas na sua vida.

Eu já vivi alguns momentos de decepção. Morte de amigos. Período de desemprego. Romances terminados - em geral, pela outra pessoa. Em cada um deles, enfrentei a dificuldade de superar e seguir em frente.

Nunca é fácil superar uma derrota porque ninguém gosta de perder. Lidar com o luto é uma arte difícil. Em alguns casos, a decepção não dura mais que 24 horas. Em outros, nem um ano é suficiente - a depender do enlutado.

É por depender desse indivíduo que a superação está ao nosso alcance. E esse livro, de uma forma diferente, mostrou-me isso.

Não sou tão familiarizado com as obras de Rhonda Byrne. Mas vivi um momento em minha vida que as minhas escolhas não davam certo.

Ainda que empregado, tinha dificuldade em atender às demandas. Um dos meus desafogos da rotina estressante, a atividade física, estava suspensa por causa de uma contusão na coxa. Nem paz de espírito eu tinha, e isso se refletiu em um relacionamento - que terminou.

No meio disso tudo, onde entra o livro, uma sugestão muito especial?

A Magia surge no momento em que até a pior das circunstâncias possui algo de bom dentro dela. Algo pelo qual se deve agradecer. Esse é um livro que poderia muito bem se chamar "gratidão", porque é disso que trata.

Tantas vezes esquecemos de dizer obrigado para as pessoas em atividades mundanas. Como o garçom que traz a sua comida. Ou a faxineira que limpa a sua sala. O cozinheiro que faz a sopa do seu restaurante favorito.

Quando agradecemos, demonstramos satisfação com o serviço realizado. Mas o livro vai além.

Ainda que não seja o melhor atendimento, um "muito obrigado" pode motivar o garçom a melhorar. O mesmo efeito teria na faxineira e no cozinheiro, e para qualquer outra pessoa.

Mas a principal mudança praticada está em você mesmo. Porque ao dizer obrigado até para os objetos mais simples no seu dia, como o ar que você respira, a água que bebe ou a saúde de que goza, você está movimentando a sua mente a acreditar que está tudo bem.

Isso é suficiente para lhe fazer abrir um sorriso todos os dias. E a buscar novos objetivos com motivação.

Os céticos diriam algo do tipo "ah, você apenas vira um bobo alegre". Ou "eu agradeci todos os dias e não ganhei na mega sena".

Aí está o problema. A mentalidade da gratidão ensinada no livro não pede em troca. Não é um caminho de retorno programado.

Ela apenas movimenta o seu corpo, cérebro e espírito para agradecer pelo que tem - e até pelo que ainda deseja antes de tê-lo. A mágica da gratidão atua em suas emoções, como uma forma a mais de estimulá-lo a ir em busca dos seus desejos.

Essa é a verdadeira magia. Alimentar sua mente a pensar positivamente mesmo na pior das situações. Naturalmente, você tomará consciência dessa força ao começar a buscar outras realizações, e se sentirá muito mais estimulado.

Por isso recomendo esse livro. Ele possui exercícios diários para serem praticados ao longo de 28 dias. E que podem ser retomados, a depender da dificuldade que você enfrente.

Ou mesmo para você que vai muito bem, obrigado. Leia. Os ensinamentos de Rhonda Byrne podem lhe surpreender.

Se você já leu A Magia e tem uma opinião a respeito, ou quer sugerir outras obras desse e de outros temas ligados à mentalidade positiva, deixe seu comentário abaixo.

Eu agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário