segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Livro de negócios - Oportunidades Disfarçadas

Imagem: lbarreiros.wordpress.com
A melhor definição que ouvi sobre esse livro é da Luciana Couto, do blog http://www.lucianacouto.com. "É um livro tipo guia dos curiosos".

Ela foi no ponto. Talvez nem o guia tenha tantos exemplos assim, como o Carlos Domingos...

... Ou nem tanto.

Mas que o Carlos lançou um livro interessante, ah, isso ele fez. Imagine saber segredos que levaram ao surgimento e crescimento de grandes empresas como a Avon, o Boticário, a Insinuante. Isso apenas nos exemplos nacionais.

Depois de uma pesquisa profunda, Carlos lança um livro para mostrar que mesmo os piores momentos da vida escondem uma oportunidade. E talvez o melhor exemplo disso tudo tenha sido aquele que abre o livro. Abraham Lincoln.

Um homem que perdeu o emprego. Perdeu eleição para senador. Depois de tentar por várias vezes, os negócios em que investiu tempo e dinheiro não deram certo. E onde ele terminou?

Presidente dos Estados Unidos da América.

A partir dos exemplos, Carlos trata de formas de crescimento pessoal e profissional em momentos difíceis. Sejam de crise, de forte concorrência, nas queixas de clientes, nos fracassos, e principalmente, nos momentos de sofrimento.

Uma delas mostra como uma disputa judicial por um personagem de cartoon levou Walt Disney a criar o Mickey Mouse. Essa, inclusive, é apontada por ele como uma das maiores forças para criar oportunidades.

O que leva à superação. Principalmente quando lhe subestimam.

Acho que todo mundo já viveu uma situação como essa. Em que não acreditam na sua capacidade. É a hora de se superar. Vivemos isso todos os dias.

E mais do que um discurso de auto-ajuda, livros como esse provam que podemos nos dar muito bem com isso. Especialmente porque quando nos subestimam, esquecem de nos marcar.

É a hora da virada. De aproveitar a oportunidade disfarçada.

Deixe seu comentário ou sua experiência do tipo com esse ou outros livros depois do bip.

Bip.

7 comentários:

  1. Parece ser muito interessante Masca!

    Com esse blog você vai fazer minha fila de leituras, que já não ta pequena, dobrar!!

    Abraços

    Caio

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Leia mesmo. Além de ser divertido, traz vários insights. Bom pra um fim de semana de folga. Depois, deixe seu comentário com sua opínião.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Sem dúvida, principalmente por abrir a cabeça da gente para novas possibilidades empreendedoras. Abraço.

      Excluir
  4. Lucas, sou anônimo, pesquisando na net uma resenha para o livro "a bola não entra por acaso", vi seu blog e me interessei... vi várias resenhas, ao passar as paginas, cheguei nesta, são tantos livros que voce leu! te digo: saia da caixa, monte seu negocio, identifique oportunidades, não acumule conhecimento à toa, revolucione, encontre-se, conheça-se... Não vire o que os livros dizem ser certo, seja você, utilize o conhecimento mas não se perca em voce mesmo. Não é um xingamento ou uma ofensa, apenas um empreendedor que te dá essas dicas. A realidade não está tanto nos livros, te dá estrutura e conhecimento, mas a prática é insubstituível como aprendizado tácito. Escreva seu próprio livro, pratique, desenvolva idéias, não seja apenas um "Compendium" (a não ser que queria ser professor da FAAP, ou similares).

    Um abraço,

    Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Batista, obrigado pelo seu comentário. Levo a sério cada palavra que você disse. E acredite, esse blog é um projeto para iniciar um negócio. E, ao mesmo tempo, uma forma de acumular conhecimento para, sim, quem sabe, me tornar um professor da FAAP ou outra instituição. Além de ser um hobby, para mim, bastante prazeroso. Como o que pretendo criar está relacionado à educação, espero que um dia você e outras pessoas possam tanto me influenciar com suas opiniões, bem como o contrário. Que eu também possa chegar a influenciar você e outras pessoas. Obrigado mais uma vez, e volte sempre à Biblioteca do Masca.

      Excluir